InícioNotíciasAbapa, Gotemburgo – Volvo e SEST/SENAT promoveram treinamento em Correntina-BA

Abapa, Gotemburgo – Volvo e SEST/SENAT promoveram treinamento em Correntina-BA

Para quem dirige um caminhão, realizar uma viagem produtiva vai muito além de percorrer o trajeto em grande velocidade. Um percurso produtivo é aquele feito da maneira mais assertiva possível, sem gastos desnecessários e, principalmente, realizado com segurança. Resultados melhores exigem profissionais preparados e que conheçam bem todo o processo, desde o veículo até a estrada. Para conscientizar motoristas sobre direção econômica e segura, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizou, no dia 16 de fevereiro, o treinamento de Tecnologia Volvo, explorando todos os recursos e tecnologias dos caminhões. A capacitação é mais uma iniciativa da parceria da Abapa com a Gotemburgo – Volvo e SEST/SENAT. 

O evento aconteceu na Fazenda Tapera Grande, em Correntina, com oito horas de aulas, entre teóricas e práticas, para 15 alunos. Paulo de Quadros está há 20 anos na Volvo, dos quais 12 estão dedicados aos trabalhos de treinamento. Instrutor do curso, ele afirma que “essa foi uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos sobre os caminhões que eles estão dirigindo, não apenas na parte técnica, como, também, no aspecto pessoal”. Para ele, a viagem começa antes mesmo da estrada, e um bom condutor precisa estar preparado.

O treinamento aborda aspectos desde a noite anterior à viagem, até a chegada no caminhão, para aperfeiçoar todo o processo técnico e psicológico desenvolvido no trajeto. No conteúdo programático, constam temas como inspeção diária e planejamento de uma viagem, além de requisitos técnicos, como pneus e funcionalidade do caminhão. Tudo isso, em linha com o manual de motorista da Volvo.

Adriana Reis, gerente da SEST/SENAT, explica que o programa surgiu ao serem ouvidas as necessidades das próprias fazendas. “O objetivo do curso é fazer com que os motoristas passem a dirigir de forma mais tranquila e eficaz, ressaltando a importância e o cuidado que se deve ter não apenas com a ferramenta de trabalho, mas com eles mesmos”, explica Adriana. Para atender ao maior número possível de fazendas beneficiadas, mesmo àquelas mais distantes, o SEST/SENAT dispõe de um simulador, em Luís Eduardo Magalhães.

Redução de custos

Proprietário da Fazenda Tapera Grande, Douglas Orth é também dono de uma transportadora, a TransOrth. “Para mim, essa foi uma ótima oportunidade, porque eu tenho caminhões na estrada, para trabalho externo. Esses motoristas são o público-alvo do curso”, ele relata. Segundo Orth, o jeito de dirigir pode diminuir os custos de toda a produção. Ao final de uma safra, pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças. Mas essa não é a parte mais importante: “Em primeiro plano, o fundamental é a questão da direção defensiva, da vida de cada motorista. Depois vem a economia nos custos do caminhão. Se conseguirmos melhorar nesses pontos, teremos um grande avanço”, explica Orth. Para o futuro, o produtor, que também integra o Conselho Diretor da Abapa, pensa em realizar uma segunda etapa, para entender os resultados da iniciativa, além de reforçar toda a ideia do treinamento.

Imprensa Abapa

POSTAGENS RELACIONADAS
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA