A Prefeitura Municipal de Posse, no nordeste goiano, por meio da Secretaria de Ação Social, Conselho Tutelar e CMDCA, realizou o dia “D” de mobilização ao Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Foi o “Dia D” para sensibilização e mobilização. Servidores dos órgãos percorreram as principais ruas da cidade realizando mobilização e conscientização popular. Moradores foram sensibilizados e informados sobre o tema.
O abuso sexual infantil é o termo utilizado para nomear qualquer ato sexual que envolva crianças ou adolescentes, incluindo desde carícias e toques íntimos, masturbação, exibicionismo, penetração de qualquer modo, entre outras práticas que podem ou não envolver contato físico.
A maioria das vezes o abuso é cometido por familiares ou pessoas do círculo de confiança da criança, em ambiente doméstico e de forma contínua e repetida.
Qualquer pessoa que tiver conhecimento ou presencie uma violência contra criança ou adolescente, incluindo situações de violência sexual, tem o dever de comunicar o fato imediatamente ao Conselho Tutelar, conforme aponta o artigo 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Também é possível registrar uma denúncia nas delegacias de polícia, comuns ou especializadas no atendimento à criança e ao adolescente, ou no Disque 100.
Faça bonito, projeta nossas crianças e adolescentes.
Parabéns prefeito e a primeira Dama de Posse por essa iniciativa.
Maio laranja 👏👏👏👏👏