A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais), realiza a terceira etapa do Projeto Tecendo Diálogo: Habilidades Comunicacionais de Profissionais da Saúde, em Monte Alegre de Goiás, no próximo dia 14 de junho.
Cavalcante e Divinópolis vão receber as duas etapas restantes do projeto até o fim do ano.
A primeira etapa foi realizada no ano passado, em Teresina de Goiás, e a segunda foi concluída em maio deste ano, no município de Campos Belos, onde foi utilizada a metodologia da comunicação não-violenta e noções de condução de grupos na Atenção Primária em Saúde (APS).
A capacitação é focada nos profissionais da APS, para que desenvolvam habilidades para a promoção da saúde. São turmas com 25 participantes cada uma, com carga horária de 40 horas, com certificação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
A técnica Denise Deus, da Coordenação da Integração ao Cuidado, explica que a capacitação dá prioridade aos agentes comunitários, para que aperfeiçoem o acolhimento da atenção primária.
“Esse acolhimento pode ser melhorado através da habilidade de comunicação que utiliza a metodologia da comunicação não-violenta e noções de condução de rodas de conversa com base na educação popular em saúde”, explica Denise. Ela ainda destaca a perspectiva de diálogos que colaboram para a autonomia do usuário e dos profissionais diante da possibilidade de reinventar novos modos de cuidado.
A CNV é representada por habilidades de comunicação verbal (escrita ou falada) e não verbal (gestos, expressões faciais ou corporais, imagens ou códigos) que buscam criar compaixão e empatia para fortalecer as conexões humanas.
Yara Galvão / Comunicação Setorial