De acordo com André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), Goiás não terá uma temporada de frio intenso este ano.
O fim do fenômeno La Niña, responsável pelo resfriamento das águas do Pacífico Equatorial, é apontado como um dos motivos. Amorim ressalta que o estado passa agora por um período de neutralidade.
“Embora haja uma frente fria nos próximos dias, ela está se deslocando para o oceano, resultando no enfraquecimento das áreas de instabilidade que ocorreram ao longo desta semana”, afirma Amorim. No entanto, ainda haverá um “friozinho” neste fim de semana.
O gerente explica que as chuvas no início da semana no estado fizeram com que a massa de ar frio perdesse intensidade, diminuindo a expectativa de frio mais intenso. No entanto, alguns pontos de Goiás ainda apresentam temperaturas mais baixas, como no Sudoeste goiano, onde a temperatura mínima chegou a 11ºC hoje, com previsão de máxima de 27ºC.
Amorim destaca que “embora o ‘friozão’ não chegue, um ‘friozinho’ é esperado para agradar os goianos e goianienses”. Nesta sexta-feira, Goiânia tem previsão de mínima de 16ºC e máxima de 29ºC, com variação da nebulosidade, presença de sol e possibilidade de pancadas de chuva isoladas.
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira no estado:
Mínimas:
- 12º em Jataí e Rio Verde;
- 13º em Santa Helena;
- 15º em Itumbiara;
- 16º em Luziânia, Anápolis, Goiânia, Ouvidor, Três Ranchos, Cumari e Davinópolis;
- 17º em Catalão, Goiandira, Ipameri, Nova Aurora, Formosa e Iporá;
- 18º em Ceres, Goianésia, Flores de Goiás, Posse e Pirenópolis;
Fonte: Mais Goiás