Um vídeo, que circula nas redes sociais, mostra quando policiais militares atiram contra um homem que os ameaçava com uma faca, em São Domingos, no nordeste goiano. Segundo boletim de ocorrência registrado, Braz Vieira da Silva, de 44 anos, tem esquizofrenia.
“Vem em cima de mim! […] Atira, estou só esperando ‘pra tacar’ a faca em vocês. Atira!”, grita o Braz na filmagem.
Na sequência, seis disparos são efetuados pelos militares. Dois atingem o homem na perna esquerda, na altura do joelho. Conforme o vídeo, ele caiu no chão, mas continua gritando e segurando a faca. Um dos policiais grita para ele: “Solta a faca, rapaz! Se não, você vai levar mais um [ tiro ] agora”.
O caso aconteceu na terça-feira (9). Em nota, a PM-GO justificou a ação dizendo que a equipe que aparece no vídeo foi chamada porque o homem estava “proferindo ameaças e xingamentos contra os moradores da região, apresentando perigo real” e que “após diversas verbalizações e solicitações de rendição sem êxito, o autor foi imobilizado pela equipe”.
A irmã do homem, Tatiane Vieira de Melo, lamentou a forma como os policiais conduziram a ocorrência. Segundo ela, o irmão estava em um surto esquizofrênico e não tinha condições de entender o que estava fazendo.
“Há 30 anos a gente luta com ele. Quando ele surta, não sabe o que está fazendo, no outro dia não lembra de nada. Mas ai a polícia já age atirando nele, a gente quer justiça!”, lamentou a irmã.
Por se tratar de uma ocorrência que envolve uma pessoa com um transtorno, a reportagem questionou a PM-GO se os policiais não poderiam usar uma arma não letal para contê-lo, como uma arma de choque. Até a última atualização da reportagem, a corporação ainda não havia respondido sobre essa possibilidade.
Hospitalizado
De acordo com o boletim de ocorrência, depois que o homem foi atingido, os policiais chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele foi atendido e encaminhado para hospital e, segundo a PM, continua sob cuidados médicos.
O Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana) informou que o homem está “consciente, orientado e estável”. Segundo a família, ele passou por cirurgias.
Fonte: G1
Infelizmente polícia não tem bola de cristal!