Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Notícias»Tribunal de Justiça anuncia projeto para “reparação histórica” da comunidade Kalunga do Nordeste Goiano
Notícias

Tribunal de Justiça anuncia projeto para “reparação histórica” da comunidade Kalunga do Nordeste Goiano

RedaçãoPor Redação28 de abril de 2024
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) lançou junto com outras instituições um projeto de reparação histórica para o povo Kalunga que vai oferecer, entre outras coisas, trabalho remunerado a jovens da comunidade. O projeto “Raízes Kalungas: Justiça e Cidadania” inclui a instalação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs), levando internet e computadores para todas as escolas da comunidade, serviços de registro civil e aposentadorias, além de atendimentos médicos emergenciais.

Os Kalunga habitam uma região de reserva demarcada no Nordeste Goiano, entre os municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás. É considerado o maior remanescente de quilombo do Brasil e sofreu décadas sem atenção do poder público.

Como medidas iniciais, o TJGO disponibilizará:

  • Aproveitamento de jovens da comunidade Kalunga em atividades que serão desenvolvidas pelo Poder Judiciário, mediante remuneração;
  • Fornecimento de veículos com motoristas que conhecem a região para o transporte de crianças para a escola e também para facilitar o deslocamento da população em geral, inclusive para participar de audiências em processos judiciais;
  • Disponibilização de médico, por meio do Centro de Saúde do TJGO, para o primeiro atendimento da população local;
  • Levantamento de ações para andamento e julgamento, com realização de audiências públicas;
  • Instalação de Pontos de Inclusão Digital (PID) no âmbito do Poder Judiciário estadual, em diferentes localizações da região, buscando facilitar o acesso à internet.

Aposentadoria administrativa

Nos serviços de registro civil, “vai ser propiciado o requerimento de aposentadoria administrativa”, explicou o presidente do TJGO Carlos França. Na sexta-feira ele apresentou o projeto para integrantes da comunidade, parceiros e membros do Judiciário.

Durante o encontro, foram discutidas ações adicionais, como a prestação de serviços médicos emergenciais e a assistência para formalização de pedidos de benefícios previdenciários. Isso será realizado através de comunicação direta com o INSS via internet. Além disso, foi anunciado que o projeto terá uma base física na cidade de Cavalcante para coordenar as iniciativas e distribuir os serviços necessários às comunidades.

Parceria com Google

O diretor da Escola do Judiciário (EJUG), desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas, informou que a unidade já tem se preparado para atuação na região. “Inclusive, estamos fechando parceria com a Google para os trabalhos que serão realizados com a comunidade Kalunga”.

A Escola Judicial do Judiciário goiano ficará responsável pelas capacitações que serão realizadas com e para a comunidade.

Comunidade envolvida

O juiz responsável pela comarca de Cavalcante, Leonardo de Souza Santos, destacou o “envolvimento da comunidade no projeto”. Já a promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes, titular da comarca de Cavalcante, expressou que a proposta do presidente do tribunal “atende aos anseios e necessidades deste povo, que historicamente sofreu”.

Renascimento kalunga

“Eu acho que é o renascimento da nossa comunidade”. Com essa frase o senhor Severino Santiago, liderança da comunidade Kalunga, da cidade de Monte Alegre de Goiás, definiu o projeto Raízes. “Há uma dificuldade muito grande para nós”, reforçou.

Já a coordenadora Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), a advogada Vercilene Francisco Dias, destacou a felicidade com a iniciativa do TJGO. “Esperamos que os impactos positivos da mesma surtam efeitos duradouros no território junto à população e possam corrigir falhas estruturais do sistema de exclusão que perpassa a comunidade e o povo Kalunga por séculos”.

O presidente da Associação Quilombo Kalunga, Carlos Pereira, destacou que o projeto “aparece dialogando verdadeiramente com o que existe nesse território, essa raiz identificada da nossa ancestralidade e as necessidades que temos”.

Por sua vez, a secretária municipal de educação de Cavalcante, Wanderléia dos Santos Rosa, que também é quilombola, expressou satisfação. “Feliz pelo surgimento deste projeto. Feliz pela parceria e pela atuação que vai além da educação”.

Grupo de trabalho

Para o andamento dos trabalhos, o chefe do Poder Judiciário estadual criou o grupo de trabalho para implementação do projeto “Raízes Kalungas: Justiça e Cidadania”. Ele contará com representantes do sistema de justiça. Mas também terá lideranças quilombolas, formando uma equipe interdisciplinar com a responsabilidade de desenvolver e promover diversas ações:

O grupo é presidido pelo juiz Leonardo de Souza Santos, diretor do Foro da Comarca de Cavalcante, e também pelo juiz auxiliar da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra.

Os membros incluem também a promotora de Justiça, Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto; o presidente da Associação Quilombo Kalunga – AQK Carlos Roberto Pereira da Conceição; a coordenadora da Assessoria Jurídica da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ, a advogada Vercilene Francisco Dias; o professor Adão Fernandes Cunha; a primeira vice-coordenadora da Coordenadoria da Mulher do TJGO, juíza Érika Cavalcante; o diretor geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; o secretário-geral da Corregedoria, Gustavo Machado do Prado Dias Maciel; a delegada de Polícia, Sabrina Leles de Lima Miranda; e a servidora da Escola Judicial de Goiás – EJUG, Diene Batista dos Santos.

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorMotociclista morre ao colidir moto em meio fio, em LEM-BA
Próximo Matéria Motoristas reclamam de animais soltos na GO-446, entre Iaciara e Posse-GO
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Motociclista morre após acidente com caminhão em  Iaciara-GO

30 de setembro de 2025

Policial de folga saca arma durante torneio de futsal, em Posse-GO

30 de setembro de 2025

Homem é suspeito de dois crimes sexuais na zona rural de São Domingos-GO

29 de setembro de 2025

Mulher é detida após bater carro em portão de casa em Posse-GO

29 de setembro de 2025

Conexão Feminina reúne mais de 120 mulheres em evento inédito em Posse-GO

28 de setembro de 2025

Motociclista morre após colidir com carro em Damianópolis-GO

28 de setembro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Cavalcante-GO: Juíza que se casou em cerimônia calunga diz que foi acolhida pela comunidade: ‘me sinto em casa’

30 de setembro de 2025

Motociclista morre após acidente com caminhão em  Iaciara-GO

30 de setembro de 2025

Policial de folga saca arma durante torneio de futsal, em Posse-GO

30 de setembro de 2025

Campos Belos-GO celebra 72 anos com shows de Maria Cecília & Rodolfo e Cleber & Cauan, no dia 4 de outubro

29 de setembro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.