A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da equipe da Delegacia de Alvorada do Norte e da Subdelegacia de Simolândia, em operação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Simolândia, interrompeu, no dia 3 de julho, as atividades de uma carvoaria ilegal localizada na zona rural do Município de Simolândia (GO).
Após receber uma denúncia anônima sobre a existência de atividade carvoeira sem licenciamento ambiental, a equipe policial, acompanhada por um técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Simolândia, empreendeu diligências até o endereço mencionado.
No local, foi encontrado um forno em funcionamento sem autorização, lenha proveniente da vegetação nativa, motosserra e diversas embalagens vazias.
Verificou-se que o carvão produzido clandestinamente era distribuído em mercados de Simolândia e Alvorada do Norte.
Diante da constatação do ilícito ambiental, o órgão ambiental municipal destruiu o forno e inutilizou o carvão que estava em fase de produção.
Como o responsável pelo forno não foi encontrado no local, foi instaurado um procedimento policial para apurar os fatos, sendo já identificado o responsável legal pela carvoaria, um comerciante de Simolândia e o fornecedor de lenha.