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Campos Belos-GO: Festa dos Caretas arrasta uma multidão no Barreirão

RedaçãoPor Redação19 de abril de 2022
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O Distrito de Barreirão (GO), município de Campos Belos (GO), nordeste do estado, voltou a receber, após dois anos de pandemia, uma das mais antigas tradições do folclore goiano:  a festa dos Caretas.

O evento ocorreu no último sábado de Aleluia (16). Quase 4,5 mil pessoas foram ao local, segundo o Corpo de Bombeiros de Goiás.

A manifestação cultural já existe no município há mais de 100 anos e voltou a ser celebrada.

A festa “Os caretas”, que mistura a religiosidade cristã com o profano, tem como ápice a queima do “Judas” e a “Leitura do Testamento”, com todos os participantes paramentados, com máscaras e vestes rudes, muitas delas feitas de palhas de palmeiras.  

Quem está por trás da organização do evento neste ano é o ativista cultural “Zezinho do Barreirão”, apoiado por diversas outras pessoas da localidade.

Além do tradicional embate dos caretas, o evento contou com “som alto motivo”, a apresentação do DJ Robson Júnior e show do Forró Rasgado.   

Além da comunidade de Campos Belos e das cidades vizinhas de Goiás e Tocantins, muitos outros visitantes são esperados de cidades como Jaraguá, Goianésia, Goiânia, Brasília e Palmas.

A TV Brasil Central, de Goiânia (GO), deu destaque especial a esta festa de Campos Belos (GO), que tem potencial para ser uma das principais do gênero no estado.

Cultura e religião

Em várias partes do país, há festas dos caretas. Mas ela varia de forma, de estado para estado ou de região por região.

Historicamente está ligada às raízes culturais dos negros escravizados, trazidos da África, misturado ao sincretismo religioso de Portugal e do cristianismo.

No estado da Bahia, por exemplo, que tem grande contingente de afro-brasileiros, a festa é muito tradicional e carregada de simbolismo.

Os Caretas de Acupe, por exemplo, leva a beleza cultural e a história viva para as ruas do Recôncavo Baiano. A manifestação passada pelos mais velhos conta que os portugueses trouxeram para a região, máscaras para os seus convidados utilizarem em festas carnavalescas. 

Os negros escravizados então tiveram a ideia de construir as suas próprias para a celebração. Os senhores de engenho gostaram tanto que permitiram que os negros participassem nos anos seguintes.

Com o passar do tempo, o movimento cresceu e contou com a participação de escravos fugitivos de outros engenhos. Dessa forma, se deu vida ao movimento cultural dos “Caretas de Acupe”.

Hoje, eles se apresentam nas ruas de Acupe de Santo Amaro, sempre no mês de julho, e reproduzem um episódio em que os moradores do município se acumularam mascarados para perseguir os soldados inimigos, no período da Independência da Bahia.

As “fantasias” são feitas em papel machê, – coloridas e exuberante, têm a função de assustar os espectadores.

A máscara é sempre um disfarce. Simula e transforma, liga o natural ao sobrenatural.

Tem presença marcante nos rituais e cerimônias coletivas que provocam nos participantes uma espécie de iluminação, uma consciência que os transporta para algo além, possibilitando enfrentar melhor as dificuldades do cotidiano.

No ímpeto de assustar, os Caretas mudam a voz e fazem movimentos de ataque. Mas é só para assustar. Seu Ulisses, um dos careteiros mais antigos da Praia do Forte, conta que quando criança levava várias carreiras dos Caretas quando seus pais pediam para ir até a venda comprar algum mantimento.

“As crianças se pelavam de medo e saíam correndo, largando tudo pelo caminho. Não podia deixar nada pra fora de casa que os Caretas levavam!”.

A manifestação passada de pai para filho se mantém até hoje, mesmo com algumas perdas pelo caminho e algumas distorções, como a utilização de máscaras de borracha (Careta de verdade faz sua própria máscara) e o pedido de dinheiro aos turistas.

Apoiadores locais e membros da comunidade se dispõem, como seu Ulisses, a manter a tradição viva, principalmente entre as crianças.

O careteiro participa de oficinas e ensina a fazer o molde, a forma, a expressão, a cara do Careta, conta e reconta as histórias de seus tempos de menino.

Fonte: Dinomar Miranda

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