Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»ICMBio introduz manejo para controlar fogo na Chapada dos Veadeiros
Cidades

ICMBio introduz manejo para controlar fogo na Chapada dos Veadeiros

RedaçãoPor Redação15 de maio de 2022
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

O período de chuvas intenso vivido em Goiás no verão trouxe alívio aos produtores rurais, preocupação aos moradores ribeirinhos e agora gera expectativa nos gestores de unidades de conservação. No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a umidade provocada pelo grande volume pluviométrico ganha atenção por estimular o crescimento da vegetação, material combustível em tempos de estiagem que está começando. Por lá, equipes já estão mobilizadas para evitar que focos de incêndio fujam do controle.

Oficialmente, desde 2017 o PNCV utiliza o Manejo Integrado do Fogo (MIF), uma abordagem de gestão que engloba várias técnicas, buscando um equilíbrio entre a biodiversidade, a proteção do clima e o respeito às comunidades tradicionais. “O fogo é parte da vida das pessoas e nem sempre ele é ruim. Tudo vai depender de como, quando, onde e para que é utilizado”, afirma o analista ambiental do ICMBio, Luís Henrique Neves, chefe do PNCV. Desde a implementação do MIF, a área de alcance de focos de incêndio na Chapada dos Veadeiros tem reduzido.

Luís Henrique explica que até 2017, a cada três ou quatro anos, grandes incêndios ocorriam no parque nacional, que abriga os três tipos de ambientes do Cerrado, o campestre, o savânico e o florestal. “Os dois primeiros aceitam bem o fogo, mas o florestal, não.” Foi a partir desta constatação que o ICMBio decidiu estudar o uso tradicional do fogo na área e imediações e inserir a queima prescrita, técnica de conservação realizada no período chuvoso. “É a técnica mais inovadora porque as demais, como aceiro e queima controlada, já eram adotadas no parque. De janeiro a abril fazemos fogo nas áreas de campo e de Cerrado justamente para proteger as matas e as espécies ameaçadas de extinção, que não podem ser atingidas pelo fogo no auge da seca.”

O MIF não é apenas um conjunto de técnicas, segundo o analista ambiental. “O fogo numa UC no Cerrado é o principal eixo da gestão, é a nossa espinha dorsal. Todos os temas com os quais lidamos no parque nacional têm relação com ele: a pesquisa, o uso público, a regularização fundiária, o voluntariado, a fiscalização e o monitoramento. Enfim, todas as agendas.” É por isso que praticamente durante todo o ano há diagnóstico, planejamento, educação ambiental e ações em torno do seu manejo envolvendo todos os agentes.

Não apenas o Brasil, mas países que enfrentam grandes incêndios florestais como Austrália, Estados Unidos, Portugal e México vêm substituindo a política de fogo zero. “Além de criminalizar o uso de fogo, essa estratégia foi criando regiões com alto acúmulo de combustível para incêndios. E no auge da seca não tinha uma política de prevenção eficaz para segurá-lo.” O chefe do PNCV afirma que, além de ser um elemento da natureza que ao longo dos anos tem moldado paisagens e biomas, o fogo sempre foi usado pelo homem para sobrevivência.

“A política de fogo zero criou conflitos com comunidades tradicionais que usam o fogo para abrir roça, renovar o pasto e extrativismo, como coleta de flores”, explica Luís Henrique. O manejo, que já é uma política nacional, surgiu da percepção dos órgãos ambientais e acadêmicos de que era preciso ampliar o olhar sob o fogo, incluindo a perspectiva social e cultural. A técnica envolve ações de prevenção, preparação para o combate, controle e supressão dos focos de incêndios e a restauração do que foi atingido pelo fogo.

Grupo atua com estratégia unificada

No dia 29 de junho o fogo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros será o tema central de uma grande reunião em Alto Paraíso de Goiás, como vem ocorrendo desde a implementação do Manejo Integrado do Fogo (MIF). Além dos gestores e servidores do ICMBio, vão participar as brigadas do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), vinculado ao Ibama, Corpo de Bombeiros, brigadas voluntárias e prefeituras da área de abrangência do parque. 

“Trocamos contato e informações geoespaciais de áreas que fizemos o manejo, que queimaram no ano anterior e as de maior perigo este ano. . Quando tem uma operação, todos sabem o que precisa ser executado”, detalha Luís Henrique. 

Gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), André Amorim lembra que a redução prematura das chuvas contribui diretamente para o aumento da massa vegetal seca. “Infelizmente este cenário não é nada animador para a propagação das queimadas.”

Fonte: O Popular

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorVídeo: Motociclista e garupa ‘voam’ depois de batida com carro, em Formosa-GO
Próximo Matéria Jovem morre e irmã fica ferida durante assalto em Planaltina de Goiás
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Missa em Ação de Graças marca 62 anos de Guarani de Goiás

8 de novembro de 2025

Goiás + Inclusivo distribui benefícios para municípios do Nordeste Goiano

8 de novembro de 2025

De Mambaí-GO: Goleiro menos vazado da Copa Brasília de Futsal viaja 700km para disputar partidas da competição

8 de novembro de 2025

Goiás diz que Tocantins ocupou território em Cavalcante-GO e entra com ação no STF

6 de novembro de 2025

Iaciara-GO comemora 67 anos e prepara programação especial e show de Rio Negro & Solimões

5 de novembro de 2025

Governo inaugura nova sede da Escola Estadual Damásio Ribeiro de Miranda, em Flores de Goiás

5 de novembro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Operação em fábricas clandestinas apreende 11 mil litros de cachaça e destilados em Combinado-TO

8 de novembro de 2025

Missa em Ação de Graças marca 62 anos de Guarani de Goiás

8 de novembro de 2025

Goiás + Inclusivo distribui benefícios para municípios do Nordeste Goiano

8 de novembro de 2025

De Mambaí-GO: Goleiro menos vazado da Copa Brasília de Futsal viaja 700km para disputar partidas da competição

8 de novembro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.