Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Brasil»Remédio para tratamento do câncer chega ao Brasil em agosto
Brasil

Remédio para tratamento do câncer chega ao Brasil em agosto

RedaçãoPor Redação9 de junho de 2022
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

O dostarlimab (Jemperli) tem comercialização prevista no País para agosto, conforme a farmacêutica GSK Brasil. Em estudo americano, tumores colorretais de pacientes que receberam o medicamento por seis meses desapareceram. No entanto, por aqui, ele está liberado apenas para tratar um tipo raro de câncer de endométrio (tecido que reveste a parede interna do útero).

O dostarlimab é um anticorpo monoclonal humanizado que age como inibidor da interação da proteína PD-1 e com os ligantes PD-L1 e PD-L2 – essa interação está relacionada ao bloqueio de respostas anti-tumorais. É como se a substância soltasse o freio de mão do sistema imunológico para que se combata o tumor.

No Brasil, a liberação é para tratamento de câncer endometrial recorrente ou avançado com deficiência de enzimas de reparo (dMMR) ou alta instabilidade de microssatélite (MSI-H), que progrediu durante ou após quimioterapia contendo platina. Essa doença é rara e, em geral, tem prognóstico ruim.

Estudo do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova York, publicado no New England Journal of Medicine e divulgado no congresso anual da American Society of Clinical Oncology, mostrou que 14 pacientes que receberam o dostarlimab por seis meses, administrado a cada três semanas, tiveram resposta clínica completa. Ou seja, o tumor desapareceu.

O tratamento padrão para esse tipo de câncer envolve radioterapia, quimioterapia e, muitas vezes, cirurgias – alguns pacientes precisam ser ostomizados. A imunoterapia, por outro lado, é menos agressiva e deixa menos sequelas.

“Com esse estudo, a gente consegue agora identificar uma parte dos pacientes que se beneficiam muito de imunoterapia”, diz Tulio Pfiffer, médico oncologista do Hospital Sírio-Libanês, ao se referir a pacientes com tumores quentes (com dMMR) na fase inicial da doença. “Ao que tudo indica, a imunoterapia vai substituir um tratamento longo e pesado que costumava deixar muita sequela.”

Pfiffer destaca que o estudo tem “resultado inicial extremamente promissor”, porém, é preciso analisar o progresso dos pacientes no médio e longo prazos. O especialista também indica que é preciso fazer testes em maiores escalas. O estudo americano envolveu apenas 18 pessoas – quatro ainda estão em tratamento. “Para mudar o paradigma de tratamento, a gente faz estudos com centenas ou milhares de pacientes.”

O especialista afirma ainda que a descoberta abre horizontes para o tratamento de pacientes com tumores quentes na fase inicial. “Possivelmente esse benefício não se restringe só ao dostarlimab. Outros anticorpos monoclonais dessa mesma classe podem dar um resultado muito semelhante.” 

A GSK Brasil destacou que o resultado “surpreendeu positivamente” e, por isso, a farmacêutica vai desenvolver estudos nos pacientes com câncer de reto em estágios iniciais ou localmente acometidos. “Este dado pode trazer uma nova perspectiva para estes pacientes”, destacou a farmacêutica em nota.

Fonte: Estadão

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorDeputado Federal João Roma anuncia duplicação de BR-020 entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães-BA
Próximo Matéria Alego aprova transferência especial de emendas impositivas e Goiânia e Formosa-GO podem ter a maior fatia da ‘emenda pix’
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Filhos são indiciados por mandar matar fazendeiro para ficar com herança bilionária

29 de novembro de 2025

Homem é preso suspeito de matar amigo envenenado e enterrar o corpo no quintal de casa

26 de novembro de 2025

Filho mata a mãe professora e corta o dedo dela para acessar banco

25 de novembro de 2025

Milionário abre “processo seletivo” para noiva com salário de R$ 270 mil; veja exigências

24 de novembro de 2025

Homem recebe fígado com câncer em transplante

16 de outubro de 2025

Áreas verdes viram ativo desejado nas cidades

6 de outubro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Após forte chuva, moradores cobram solução para problemas em ruas de Posse-GO

29 de novembro de 2025

Indivíduo é preso em flagrante por descumprir medida protetiva em Alvorada do Norte-GO

29 de novembro de 2025

Polícia apreende carro alugado em Palmas-TO e colocado à venda em Alvorada do Norte-GO

29 de novembro de 2025

Filhos são indiciados por mandar matar fazendeiro para ficar com herança bilionária

29 de novembro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.