Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»Em meio à crise instalada entre Estados Unidos e Brasil, Goiás pretende liberar a industrialização de terras raras
Cidades

Em meio à crise instalada entre Estados Unidos e Brasil, Goiás pretende liberar a industrialização de terras raras

RedaçãoPor Redação29 de julho de 2025
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

Em meio à crise instalada entre Estados Unidos e Brasil, o país norte-americano tem demonstrado interesse nos minerais críticos e estratégicos (MCEs) brasileiros, especialmente os chamados “terras raras”. E o governo de Goiás quer deixar de ser apenas um exportador de matéria-prima para se tornar um polo industrial dos minerais essenciais para economia verde.

Durante evento em São Paulo, que reuniu investidores, empresários e líderes do setor financeiro, o governador Ronaldo Caiado ressaltou que Goiás abriga uma das maiores jazidas do mundo dos minerais, necessárias para a criação de tecnologias como veículos elétricos, turbinas eólicas e equipamentos eletrônicos.

Segundo ele, o estado pode se tornar uma referência mundial na cadeia de terras raras. “O Brasil não pode continuar repetindo o modelo colonial. Não aceitaremos ser apenas fornecedores de minério bruto enquanto importamos a tecnologia pronta. Queremos atrair empresas de ponta, gerar empregos qualificados e transformar Goiás em referência mundial na cadeia de terras raras”, afirmou ele no último sábado (26/7).

Goiás possui jazidas promissoras em regiões como Minaçu, Nova Roma e Iporá. Os chamados elementos de terras raras (ETRs) são 17 minerais críticos usados em tecnologias de ponta, essenciais para a transição energética global.

Goiás como produtor de tecnologia

No encontro, Caiado também defendeu a criação de um marco regulatório específico para garantir segurança jurídica e atrair investimentos em industrialização. Ele tem apostado na diplomacia comercial e já iniciou negociações com países da Europa, Estados Unidos e Ásia, onde esteve recentemente visitando o Japão.

Na viagem, o governador enfatizou que Goiás reúne fatores decisivos para o avanço da indústria de alta tecnologia: estabilidade institucional, matriz energética limpa, mão de obra qualificada e localização estratégica no centro do país. Uma comitiva empresarial japonesa está prevista para desembarcar no estado no próximo dia 15 de agosto para conhecer o potencial do setor e discutir parcerias para instalar plantas industriais de separação de minerais no estado.

Segundo Caiado, atualmente o Brasil apenas concentra os minerais e exporta para a China. Contudo, em sua missão no Japão, ele foi buscar a tecnologia para que a separação dos metais seja feita em Goiás, com indústrias de base japonesa, europeia e norte-americana.

De acordo com ele, o estado está preparado para começar as negociações e tem grande potencial de crescimento. “Uma mina nossa já produz mais de 5 mil toneladas — quantidade suficiente para abastecer toda a demanda da Europa ou dos EUA”, afirmou.

Ainda no evento, Caiado foi enfático ao afirmar que Goiás tem todas as condições de se tornar “o estado mais importante do mundo” no fornecimento desses insumos estratégicos. “Vou calibrar os interesses: cede-se minério em troca de data centers, satélites, parques industriais. O povo quer resultado, quer emprego, não jogo político rasteiro”, alfinetou sobre a postura econômica do presidente Lula.

Destaques
Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorSuspeito com extensa ficha criminal é preso preventivamente em Alvorada do Norte-GO
Próximo Matéria Arara-azul é encontrada morta no setor São Pedro, em Iaciara-GO; moradores cobram investigação
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Idoso morre após apresentar mal-estar em casa, em Posse-GO

5 de dezembro de 2025

Quilombolas Kalunga são alfabetizados em curso oferecido pelo Pronera em Cavalcante-GO

5 de dezembro de 2025

Mambaí-GO recebe Prêmio Goiás Agro 2025 por ações de infraestrutura rural

5 de dezembro de 2025

Coordenação Regional de Campos Belos–GO realiza Seminário de Equidade Racial

5 de dezembro de 2025

CineFest São Jorge destaca produções audiovisuais da Chapada dos Veadeiros

4 de dezembro de 2025

Festival do Bem comemora os 72 anos de Alto Paraíso de Goiás

4 de dezembro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Carreta atola em trecho de obra de galeria fluvial em Simolândia-GO

6 de dezembro de 2025

Chuva alaga Hospital Municipal de Iaciara-GO

6 de dezembro de 2025

Idoso morre após apresentar mal-estar em casa, em Posse-GO

5 de dezembro de 2025

Quilombolas Kalunga são alfabetizados em curso oferecido pelo Pronera em Cavalcante-GO

5 de dezembro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.