Em setembro, mês dedicado à Presidência, Cavalcante será palco de uma ação especial voltada à pessoa idosa. A iniciativa foi definida durante a reunião virtual do Comitê de Atenção à Pessoa Idosa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), realizada na quarta-feira (6). O encontro, conduzido pela juíza auxiliar da Presidência, Lidia de Assis e Souza, coordenadora do Comitê, contou ainda com a participação da juíza Patrícia Bretas, diretora do Foro da comarca de Goiânia.
Ao dar as boas-vindas aos integrantes do Comitê e convidados, a juíza auxiliar da Presidência, Lidia Assis e Souza, afirmou que uma grande parcela da população de Cavalcante vive em situação de vulnerabilidade social. ‘É essencial voltarmos nosso olhar para as pessoas idosas, que são as que mais precisam de cuidados. Vamos nos unir para realizar uma grande ação, oferecendo serviços nas áreas jurídica, social e de saúde”, pontuou Lidia Assis.
Além da ação, a diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Patrícia Bretas, sugeriu a arrecadação de itens a serem doados a um lar de idosos no munícipio. “Em uma visita realizada o ano passado, percebemos que precisam produtos básicos, como roupas de cama e banho, fraldas geriátricas, produtos de higiene pessoal. E estamos nos mobilizando para conseguir o maior número possível de doações para levarmos em setembro”.
O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz Leonys Lopes Campos da Silva, (foto acima) afirma que o objetivo é mobilizar parceiros para levar o maior número de serviços possíveis para o município. “Vamos promover audiências de conciliação em demandas processuais e pré-processuais; realizar oficinas para tratar do enfrentamento ao abandono e prevenção e combate a violência e maus tratos à pessoa idosa; levar serviços de saúde, entre outras ações com nossos parceiros”, pontua.
Membro do comitê, o promotor de justiça Vagner Jerson Garcia afirmou que muitas casas de acolhimento de idosos funcionam em situação precária. “Infelizmente é uma realidade que enfrentamos no país e Cavalcante é uma região de extrema vulnerabilidade, por isso, precisamos nos mobilizar para dar uma atenção mais efetiva às pessoas idosas. O Ministério Público está à disposição para contribuir”, enfatiza.
Encontro Nacional
Durante a reunião, os integrantes do Comitê trataram de diversos temas de interesse da área, entre eles, a participação de representantes do TJGO no I Encontro do Comitê Nacional sobre a Pessoa Idosa e Suas Interseccionalidades, realizado no dia 27 de junho, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A juíza substituta em segundo grau, Iara Márcia Franzoni de Lima Costa, que esteve no evento, destacou temas importantes discutidos, como direitos humanos, mapeamento das instituições que atendem a pessoa idosa, diversidade no envelhecimento, inclusão digital, falta de capacitação dos cuidadores. “Foram palestras muito ricas, de temas relevantes. Podemos adotar muitas práticas para nossa realidade”, observa a magistrada.
Também participaram da reunião, a juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Vanessa Estrela, o juiz Carlos José Limongi Sterse, do Juizado da Infância e da Juventude da comarca de Anápolis, novos integrantes do Comitê, representantes do NUPEMEC, Daiane Coelho machado Mendes, Jackson Antunes e Renato Gomes; membros do Comitê: Adriana Mesquita (secretária do Comitê), Aline Leal, Leandro Nascimento; Ricardo Sardinha, da Diretoria do Foro da Comarca de Goiânia.
Fonte: TJGO