O paciente Aelson Alves Pereira, de 45 anos, morador de Divinópolis de Goiás, começou a ser transferido neste domingo (17) para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, onde receberá atendimento especializado em cirurgia vascular.
Internado desde o dia 10 de agosto no Cais Cândida de Morais, na capital, Aelson apresenta um grave quadro de saúde, com necrose nos dedos das mãos e dos pés, além de hipertensão, cardiopatia e fibrose pulmonar. A situação foi considerada urgente pela Justiça, que havia determinado em liminar a transferência do paciente em até 24 horas.
A conquista da vaga no Hospital das Clínicas foi viabilizada após a intervenção da ex-secretária de Saúde de Divinópolis de Goiás e atualmente Secretária de saúde de Posse, Lidiane Martins, que articulou junto à regulação para garantir o acesso do paciente ao leito especializado.
Segundo relatório médico, há suspeita de vasculopatia necrozante não especificada, condição que exige avaliação imediata por equipe de cirurgia vascular, diante do risco de agravamento das lesões e até de amputação de membros.
Com a transferência para o Hospital das Clínicas, o paciente terá acesso a estrutura adequada e acompanhamento contínuo da equipe médica.
A decisão judicial havia fixado multa diária de R$ 1.000 em caso de descumprimento, mas a medida foi cumprida dentro do prazo, assegurando o atendimento devido ao paciente.