Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»Medida do presidente da ALEGO, Bruno Peixoto que endurece combate à venda de combustíveis adulterados é sancionada
Cidades

Medida do presidente da ALEGO, Bruno Peixoto que endurece combate à venda de combustíveis adulterados é sancionada

RedaçãoPor Redação22 de setembro de 2025
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

O combate à comercialização de combustíveis adulterados ganhou um reforço com a sanção da Lei Estadual nº 23.644, de 8 de setembro de 2025. A nova norma, que altera duas legislações estaduais que tratam do tema, é iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto (UB).

A norma que estabelece sanções administrativas pelo uso de bomba de abastecimento adulterada nos postos revendedores de combustíveis, a Lei Estadual nº 19.749, de 17 de julho de 2017, recebeu novidades. Considera-se bomba adulterada aquela que possuir qualquer mecanismo para fraudar a quantidade de combustível fornecida ao consumidor.

Com a modificação inserida, prevê-se a advertência ou, na hipótese da primeira reincidência, multa de R$ 5 mil a R$ 100 mil. O valor será definido com base em critérios como a gravidade do caso e o porte econômico da empresa infratora. Caso seja a segunda reincidência, o período de interdição do estabelecimento agora é maior: 60 dias.

Também passam a ser puníveis a comercialização, pelo posto revendedor, distribuidora ou transportador revendedor retalhista (TRR), de combustível cuja composição esteja em desconformidade com a proporção de adição obrigatória de biocombustíveis, nos termos da legislação federal vigente. Além disso, a comercialização e a entrega, pela distribuidora, de combustível adulterado ou fora dos parâmetros legais. As novas infrações são penalizáveis com as mesmas medidas previstas nos casos de uso de bomba de abastecimento adulterada.

Conforme o texto, o posto revendedor ou o TRR poderão ser isentos de responsabilidade caso comprovem, cumulativamente, a coleta e a guarda, assim que receberem o produto, de amostra devidamente lacrada nos termos vigentes; a análise técnica certificada que comprove a desconformidade do combustível antes do seu recebimento e a documentação fiscal de aquisição do combustível conforme os padrões legais, com o lote e a amostra. Caso o revendedor ou o TRR cumpram as devidas condições acima, apenas a distribuidora será penalizada.

As sanções trazidas por essa lei podem ser somadas às de legislações ambientais, de defesa do consumidor e de defesa da ordem econômica.

Biocombustíveis

A Política Estadual Combustíveis de Goiás, estabelecida pela Lei Estadual nº 22.666, de 6 de maio de 24, foi a outra norma a receber adições. Foram incluídos artigos para definir que o Executivo goiano irá coibir a comercialização, no território estadual, de combustíveis líquidos ou gasosos em desconformidade com os padrões legais de composição, qualidade ou proporção mínima de biocombustíveis, especialmente quanto à adição obrigatória de etanol anidro à gasolina e de biodiesel ao óleo diesel.

A referida atuação se dará em articulação com os órgãos federais responsáveis, como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Adicionalmente, a Governadoria deve promover medidas para capacitar os seus órgãos de fiscalização ambiental e de defesa do consumidor para atuar nesses tipos de atuação.

Destaques
Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorFogo avança pela serra em Simolândia e Alvorada do Norte-GO
Próximo Matéria Polícia Civil prende casal por tráfico e recupera ouro e joias furtadas em Posse-GO
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Vento forma grande redemoinho em Posse-GO

7 de outubro de 2025

Guarani de Goiás celebra o Dia das Crianças com programação especial de circo

7 de outubro de 2025

Chaminés de fada revelam tesouro geológico em Campos Belos-GO

6 de outubro de 2025

Vivo apresenta instabilidade, e clientes reclamam da falta de sinal em cidades do nordeste goiano 

6 de outubro de 2025

SES-GO realiza Oficina do Plano de Ação Regional da Rede de Urgência e Emergência na Macrorregião Nordeste

6 de outubro de 2025

Campos Belos-GO vibra com Cleber & Cauan e Maria Cecília & Rodolfo em noite inesquecível

5 de outubro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Vento forma grande redemoinho em Posse-GO

7 de outubro de 2025

Caminhão tomba e motorista morre preso nos pneus, no distrito de Roda Velha-BA

7 de outubro de 2025

Guarani de Goiás celebra o Dia das Crianças com programação especial de circo

7 de outubro de 2025

Em Goiás, marido é suspeito de matar esposa doente para ‘acabar com sofrimento dela’

7 de outubro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.