O Corpo de Bombeiros de Goiás segue no combate a um incêndio de grandes proporções no município de Cavalcante, na região da Chapa dos Veadeiros. Segundo o tenente Sinduey Ribeiro Ramos, as chamas se espalham há dias em áreas de serra de difícil acesso, próximo a divisa com Minas Gerais e Colinas do Sul.
“Estamos com vários focos de incêndio. Neste momento, combatemos um fogo que já perdura por vários dias”, disse. Segundo o tenente, o fogo se iniciou em uma serra próxima ao povoado do Veneno e já se estende por aproximadamente 20 quilômetros, alcançando áreas próximas ao Rio Preto.
De acordo com o tenente, o terreno acidentado e montanhoso dificulta a atuação das equipes, prolongando o combate. “É um fogo de difícil acesso, por isso se estende por muitos dias, mas nossas equipes estão logrando êxito no trabalho de contenção”, informou.
Operação integrada para conter incêndios na Chapada
Paralelamente às frentes de combate, uma ação integrada entre forças de segurança pública e secretarias do governo de Goiás foi deflagrada nesta semana para identificar e responsabilizar possíveis causadores de incêndios na região. A operação é coordenada pelo Comitê Estadual de Gestão Integrada de Incêndios Florestais (CEGIF) e conta com a participação da Secretaria de Meio Ambiente (Semad), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
De acordo com o CBMGO, a temporada de queimadas deste ano é considerada uma das mais severas. Nos últimos dias, o número de focos aumentou significativamente, especialmente na Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto. O Painel do Fogo, do Censipam, estima que as chamas já tenham consumido mais de 44 mil hectares de vegetação na região.