O Instituto Federal Goiano – Campus Campos Belos realiza, de 20 a 24 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025 (SNCT 2025), que neste ano tem como tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. O subtema escolhido pelo IF Goiano será “Inovação tecnológica e saberes tradicionais na preservação das águas do Cerrado”.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) marcará presença na abertura oficial do evento, no dia 20, às 19 horas, com a participação do gerente Científico da instituição, Fritz Kasbaum.
Completando 20 anos de atuação em prol da ciência, tecnologia e inovação em Goiás, a Fapeg reforça seu compromisso ao participar de eventos que fortalecem o diálogo entre a produção científica e a sociedade.
O presidente da Fundação, Marcos Arriel, destaca a importância da aproximação com instituições de ensino e pesquisa, onde a ciência é mobilizada para promover soluções sustentáveis e socialmente relevantes. Em um ano simbólico para a instituição, a Fapeg celebra sua trajetória contribuindo para o desenvolvimento estadual, regional e nacional, descentralizando investimentos em CT&I e se prepara para sediar, em dezembro, o Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), consolidando sua relevância no cenário da pesquisa científica brasileira.
O evento em Campos Belos propõe a integração entre ciência, tecnologia e comunidades locais, destacando o Cerrado como o “Berço das Águas” e incentivando o diálogo entre inovação tecnológica e práticas tradicionais de conservação.
A programação inclui mostras de projetos, palestras, oficinas, feira de inovações, trilhas ecológicas e apresentações culturais. Participam estudantes dos cursos técnicos e superiores do campus, docentes e discentes das redes municipal e estadual de ensino, comunidades quilombolas, agricultores familiares e a sociedade civil organizada.