Uma nova caverna foi descoberta no Vale do Rio Água Quente, na divisa entre os municípios de Posse e Guarani de Goiás, no Nordeste Goiano. A descoberta ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, após mais de três anos de estudos, planejamento e buscas realizadas por uma equipe de exploradores locais.
Batizada provisoriamente de Gruta do Vale, a caverna é considerada pequena em extensão, porém chama atenção pelo pórtico (entrada) imponente, localizado no alto do vale, em uma área de difícil acesso, que exige o uso de técnicas verticais especializadas para exploração.
A expedição foi coordenada por Rafael Sant’Ana, condutor de turismo, e contou com a participação de Soli Trindade, responsável pela logística; Wiliam Magalhães, encarregado da produção de imagens; e Fabiano, proprietário da área onde a caverna está situada.
Segundo Rafael Sant’Ana, o próximo passo será a exploração física completa da caverna, seguida da coleta das coordenadas geográficas e do cadastramento oficial no CECAV (Centro Especializado voltado ao Estudo, Proteção e Manejo de Cavernas), órgão vinculado ao IBAMA, responsável pelo controle e preservação do patrimônio espeleológico brasileiro.
> “A missão de busca pela Gruta do Vale faz parte de um projeto audacioso de levantamento de dados e registro de atrativos turísticos da cidade de Posse. É um projeto que busca colocar Posse como referência no turismo de aventura, com cavernas, cachoeiras, veredas e vales que prometem muito mais do que belas paisagens e entretenimento para toda a família. Temos consciência do potencial turístico da nossa região e estamos dispostos a provar isso”, destacou Rafael Sant’Ana.
A descoberta reforça o potencial turístico e ambiental da região, abrindo novas possibilidades para o turismo de aventura, científico e sustentável, desde que respeitados os critérios de preservação ambiental.
Texto: Diário de Posse

