A Prefeitura de Damianópolis, no Nordeste Goiano, ainda tenta recuperar cerca de R$ 400 mil desviados durante um ataque hacker que atingiu uma conta bancária do município na Caixa Econômica Federal, em novembro de 2024.
Ao Blog Antônio Carlos, o prefeito Deni Santana informou que, até o momento, os recursos não foram recuperados. Segundo ele, a administração municipal precisou repor o valor com recursos próprios para evitar que o município ficasse inadimplente e enfrentasse dificuldades na execução de convênios e no recebimento de verbas públicas.
“Até hoje não conseguimos recuperar esse dinheiro. Tivemos que repor o valor na conta para que o município não ficasse inadimplente”, afirmou o prefeito.
O caso de Damianópolis foi citado em meio às discussões sobre uma série de ataques cibernéticos registrados contra prefeituras goianas. De acordo com entidades municipalistas, pelo menos sete municípios foram vítimas de invasões semelhantes, acumulando prejuízos milionários aos cofres públicos.
No caso de Damianópolis, os recursos estavam depositados em uma conta da Caixa Econômica Federal quando ocorreu a ação criminosa. As circunstâncias da invasão e o destino do dinheiro seguem sendo investigados.
A situação tem preocupado gestores municipais, já que os valores desviados poderiam ser utilizados em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. Prefeitos e entidades representativas defendem o reforço da segurança digital e medidas que garantam maior proteção aos recursos públicos.
Enquanto aguarda a recuperação dos valores, a Prefeitura de Damianópolis segue arcando com os impactos financeiros causados pelo ataque, considerado um dos casos registrados na onda de invasões a contas de municípios em Goiás.



