Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»Prefeito de Formosa-GO teria pedido liberação irregular de veículos apreendidos, diz MP
Cidades

Prefeito de Formosa-GO teria pedido liberação irregular de veículos apreendidos, diz MP

RedaçãoPor Redação20 de setembro de 2022
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

O prefeito de Formosa, Gustavo Marques (Podemos), teria sido uma das pessoas que pediram a liberação de veículos apreendidos na Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) em situação irregular, em esquema denunciado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO).

A informação consta em denúncia do órgão contra o ex-superintendente de trânsito de Formosa e policial militar da reserva, Antônio Carlos Martins, condenado na última semana pelo esquema que envolvia cobrança de propina para liberação de veículos com irregularidades. O prefeito nega e destaca que não é alvo de investigações.

De acordo com a denúncia oferecida pelo MP-GO em outubro de 2021 e que culminou, na última semana, em sua condenação, Antônio Carlos alterou os procedimentos de pagamento para liberação de veículos para ficar com o dinheiro, cuja uma parte era repassada para os responsáveis pelo guincho.

Uma secretária comissionada contratada pelo ex-superintendente tinha a função de receber os pagamentos e repassá-los a Antônio. A parte do dinheiro que ficava na SMT (além da que era repassada aos guincheiros), segundo testemunhas, era usada para reparos na própria unidade, e a outra parte ficava com Antônio.

Caderno de propina e pedidos do prefeito

Durante as investigações, um “livro da capa vermelha” chegou a ser encontrado contendo o registro de centenas de valores. O MP-GO apontou o item como um “caderno de propina” usado para fazer o controle dos pagamentos feitos na SMT – pagamentos esses que, em tese, deveriam ser feitos no banco, em conta do município de Formosa.

Segundo a denúncia contra Antônio Carlos, algumas liberações eram feitas a pedido de pessoas influentes da cidade. Uma dessas pessoas, segundo narrado pelo MP-GO, seria o prefeito Gustavo Marques.

O órgão relata que o chefe do Executivo de Formosa pediu a Antônio a liberação de veículos para terceiros por pelo menos duas vezes. A primeira foi no dia 29 de abril de 2019, quando Marques teria pedido a liberação de uma motocicleta modelo Suzuki 125 de cor azul para uma pessoa identificada como José Marivaldo. A motocicleta tinha pendências de IPVA, mas “após o pagamento dos serviços de guincho e de diárias acima do previsto em lei”, foi liberada.

A segunda vez ocorreu no dia 3 de julho de 2019. Na ocasião, ainda segundo o MP-GO, o prefeito de Formosa solicitou que Antônio liberasse uma caminhonete modelo S10 para um homem identificado como Evano. Assim como a motocicleta, mesmo com pendências de licenciamento, multas e DPVAT, “após o pagamento dos serviços de guincho”, a caminhonete foi liberada.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Formosa, que respondeu que “os fatos apresentados não condizem com a verdade”, e que o prefeito Gustavo Marques não foi arrolado “no bojo dos autos da ação” em questão. A prefeitura declarou ainda inexistem investigações por parte do MP-GO “em face do prefeito pertinente às notícias vinculadas na matéria”. “Por fim, esta Administração reitera o compromisso com a legalidade das práticas administrativas”, concluiu.

Condenação

De acordo com sentença proferida pelo juiz Eduardo de Agostinho Ricco na última semana, os veículos eram liberados ainda em situação irregular e com a documentação atrasada. “Esses valores pagos, em qualquer hipótese, tinham seu destino alterado pelo réu, a quem eram repassadas semanalmente as quantias recolhidas a título de diárias, valendo-se do cargo de superintendente”, argumentou.

A secretária que ajudava o ex-superintendente fez um acordo de persecução penal e se livrou da denúncia. Já Antônio Carlos Martins foi condenado a 27 anos e meio de prisão por peculato e corrupção passiva.

Ele chegou a ser preso em outubro de 2021, mas a Justiça autorizou que ele recorra em liberdade. A reportagem tentou contato com a defesa de Antônio por telefone Whatsapp, mas ainda não teve retorno.

A reportagem também entrou em contato com a Polícia Militar sobre o caso e aguarda retorno. O espaço permanece aberto.

A reportagem apurou que o MP-GO prosseguirá com as investigações para apurar a questão dos pedidos de liberação feitos ao ex-superintendente.

Fonte: O Popular

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorJuiz eleitoral manda prefeitura retirar outdoor de Bolsonaro da Praça do Boi em Campos Belos-GO
Próximo Matéria Paraná Pesquisas confirma crescimento de Caiado e tendência de vitória no 1º turno com 50,9% das intenções de votos
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Deputados aprovam projeto que dá nome de Maguito Vilela à trecho da GO-108, entre Guarani de Goiás e Terra Ronca

12 de dezembro de 2025

Gestão de Guarani de Goiás se reúne com diretoras da APAE e mães atípicas para discutir melhorias no atendimento e transporte

11 de dezembro de 2025

Prefeito de Guarani de Goiás se reúne com equipe da Construtora São Cristóvão para tratar da obra na GO-108

11 de dezembro de 2025

Família de Campos Belos-GO é “adotada” por gangue de caramelos durante passeio na prainha de Porto Nacional

11 de dezembro de 2025

CEPI Raimundo Rocha Ribeiro alcança maior proficiência da regional no Saego 2025 e se consolida como referência em educação em Iaciara-GO

11 de dezembro de 2025

Governo de Goiás investe R$ 1 milhão em projetos de inovação no Nordeste goiano

11 de dezembro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Engarrafamento é registrado na BR-020 entre Simolândia e o trevo de Buritinópolis após acidente com caminhão

12 de dezembro de 2025

Carga de caminhão cai na pista e provoca interdição parcial na BR-020, no trevo de Buritinópolis-GO

12 de dezembro de 2025

Colisão entre três caminhões deixa dois feridos graves na BR-020

12 de dezembro de 2025

Deputados aprovam projeto que dá nome de Maguito Vilela à trecho da GO-108, entre Guarani de Goiás e Terra Ronca

12 de dezembro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.