Com foco na regularização e fortalecimento da apicultura em Goiás, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realizou, no dia 31 de julho, uma reunião técnica voltada ao fomento do cadastro de apicultores no município de Flores de Goiás. O encontro foi realizado na Unidade Operacional da Agrodefesa/Emater e contou com a presença de representantes da Agrodefesa, Emater e Senar Goiás.
Durante a reunião, foram repassadas orientações sobre o cadastro obrigatório da atividade apícola no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago). O registro é fundamental para garantir a sanidade dos apiários, a rastreabilidade da produção e o acesso a políticas públicas e programas de incentivo, além de proteger a atividade contra doenças e pragas que afetam as abelhas.
O coordenador da Unidade Regional Rio Paranã, Raymundo Jerônimo Machado, reforçou a importância da iniciativa e destacou o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável da atividade. “Quando o produtor realiza o cadastro junto à Agrodefesa, ele passa a atuar dentro da legalidade, contribuindo para o controle sanitário e a valorização da apicultura goiana. Além disso, o Estado consegue mapear melhor a atividade, atuando com mais precisão em ações de defesa e incentivo”, afirmou.
Os aspectos técnicos do cadastro foram apresentados, com orientações sobre como o apicultor pode registrar suas colmeias e manter os dados atualizados no Sidago. O cadastro é gratuito e obrigatório, sendo uma das principais ferramentas de vigilância e planejamento sanitário da apicultura em Goiás. A regularização também contribui para a valorização dos produtos apícolas e a expansão de mercados para os produtores locais.
A orientação da Agrodefesa é que produtores que ainda não realizaram o cadastro, devem procurar a unidade da Agrodefesa mais próxima ou acessar o sistema Sidago (www.sidago.agrodefesa.go.gov.br) para obter mais informações.
Participaram também da reunião o fiscal estadual agropecuário Wesley Freitas Muniz, as servidoras da Unidade Operacional Local (UOL) da Agrodefesa, Nayanne Machado e Stefany Pinheiro, e o coordenador regional da Emater, Adson Cardoso, além de equipes técnicas da Emater e Senar Goiás.