Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Notícias»Aldeia Multiétnica de Alto Paraíso de Goiás mostra potencial da cultura tradicional na atração de visitantes e turistas
Notícias

Aldeia Multiétnica de Alto Paraíso de Goiás mostra potencial da cultura tradicional na atração de visitantes e turistas

RedaçãoPor Redação27 de setembro de 2023
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

Com objetivo de despertar sensações e ao mesmo tempo proporcionar experiência e conhecimento, o Sebrae Goiás incluiu na programação do segundo dia do Encontro Território Nordeste Goiano, na última quinta (21), uma visita técnica à Aldeia Multiétnica, localizada em Alto Paraíso de Goiás.

O grupo de 45 gestores do Sebrae de 13 estados que participam do encontro conheceu a aldeia que é dedicada ao fortalecimento dos povos indígenas e quilombolas.

A vivência não poderia ser mais marcante. Localizada em uma área de preservação ambiental do Cerrado, no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a aldeia recebeu a equipe com um ritual de boas-vindas. O momento foi conduzido pela vice-presidente da Associação de Terapeutas, Telma Barbosa dos Santos, que incluiu aromas, pedra de quartzito rosa, ervas e entoação de um cântico para a proteção de todos que estavam na oca principal.

Também estiveram presentes o vice-prefeito da cidade, Fernando da Silva Couto; a secretária de Turismo, Jaqueline Augusta Avelino Almeida; a administradora da Vila de São Jorge, Aristéia Avelino (Teia), representantes da Associação Veadeiros, e Juliano George Basso, presidente da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e idealizador e coordenador do Encontro de Culturas e da Aldeia Multiétnica, que é um espaço educativo para que as pessoas aprendam e convivam de alguma forma com os povos vizinhos. Todos eles fazem parte do Projeto LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional) no município.

“É uma oportunidade única de imersão nas culturas e nos saberes indígenas”, explica Juliano, que organiza uma vez por ano, no mês de julho, um Encontro de Culturas. O gerente regional do Sebrae do Entorno do DF/Nordeste, Cléber Chagas, explica que conceitualmente a Aldeia Multiétnica representa tudo que o Programa Território Empreendedor do Sebrae prega quando se fala em união. “Ela traz vivências, elementos, culturas de vários povos originários do Brasil e tem uma ligação muito forte com o trabalho do LIDER”, explica. Cléber lembra também que a aldeia nasceu, de certa forma, com apoio do Sebrae, que atua fortemente na região há vários anos. A partir de 2014, deu suporte ao projeto Território Cidadania, que apoiou o Encontro de Culturas, que, por sua vez, culminou na construção do local em 2017.

Sensibilização

Além de realizar algumas atividades com os povos indígenas, a aldeia também se propõe a receber e sensibilizar os não indígenas para que entendam a importância de se lutar pela sobrevivência desses povos que possuem saberes milenares. “Trabalhamos com princípios de preservação, promoção e acesso ao patrimônio material e imaterial brasileiros, e para nós o futuro é ancestral, por isso nós lutamos pelos direitos dos nossos povos”, explica Juliano.

A aldeia está localizada a 20 km de Alto Paraíso de Goiás e possui sete casas tradicionais construídas por representantes dos povos Kayapó/Mebengôkré (PA), Krahô (TO), Fulni-ô (PE), Guarani Mbyá (SC), Xavante (MT), Alto Xingu (MT), Yanomami (AM) e Kalunga – este proveniente do maior território remanescente quilombola do Brasil (3.119,86 km²), localizado nas cidades de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás. A localidade possui uma hospedaria que fica aberta o ano inteiro e recebe hóspedes que buscam integração cultural e imersão na natureza.

Priscila Vilarinho, gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, ressaltou a emoção da equipe da instituição por ter participado de toda a trajetória do desenvolvimento de ações de forma muito rica e desafiadora com os líderes do município. “Aqui estão lideranças muito emblemáticas, e a ideia de incluir a aldeia na programação é mostrar os resultados positivos graças ao trabalho conjunto e com os mesmos objetivos”, afirma.

A gestora do Sebrae de Alagoas, Renata Fonseca, disse que ficou impactada com a visita porque ficou muito clara a proposta do empreendimento de resgate cultural e étnico, e é uma oportunidade para as pessoas entenderem a origem e vivenciarem a vida nas comunidades indígenas. “Ficou muito evidente também o arranjo e a governança no território. A gente percebe pela fala e pela integração deles que empreendimentos como a aldeia têm nascido e se consolidado em função dessa governança e um planejamento muito claro no território”, analisa. Renata enfatiza que foi importante ver, a partir do relato deles, a transformação do território, e serve de inspiração para quem está iniciando no Programa Território Empreendedor.

Território Empreendedor

No período da manhã, ainda em São João d´Aliança, os gestores dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Sul apresentaram as experiências. Johnw Magulas, do Ceará, mostrou o projeto do Território Empreendedor em Ibiapaba; Denis Magela, de Minas Gerais, apresentou o projeto Novo Oeste; Rodrigo de Lima, do Rio Grande do Sul, falou sobre o projeto Fronteira Oeste; Tássia Gonçalves, do Mato Grosso, sobre o projeto Pantanal, e Kátia Muller, do Mato Grosso do Sul, o projeto também com nome Pantanal. Eles mostraram as vocações de cada região, as conquistas e também os desafios que cada projeto enfrenta. Durante a apresentação, os gestores também falaram sobre a importância das parcerias e as expectativas dos projetos que são pilotos.

Em seguida a equipe do Sebrae Nacional, formada por Krishna Faria, Suzane Caixeta, Alessandro Chaves, Caroline Matsura e Mara Abreu, falaram sobre a atuação da instituição nas áreas de Soluções, Sustentabilidade, Educação Empreendedora, Turismo, Inovação e Portfólio. O encontro continua até o próximo sábado e vai passar pela Vila de São Jorge e pelos municípios de Teresina de Goiás e Cavalcante.

Fonte: Agência Sebrae

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorPRF apreende maços de cigarro contrabandeados no Oeste da Bahia
Próximo Matéria Cine Goiás Itinerante chega a Formosa-GO
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Grávida de 6 meses e homem são mortos a tiros em Formosa-GO

5 de novembro de 2025

Caminhonete é furtada durante a madrugada em Simolândia-GO

4 de novembro de 2025

Moradores denunciam descarte irregular de lixo em Buritinópolis-GO

4 de novembro de 2025

Polícia recupera veículos e bicicletas e prende dois suspeitos após série de furtos em Posse-GO

4 de novembro de 2025

PMTO frustra fuga de suspeitas e recupera carro levado de idoso em Campos Belos-GO 

3 de novembro de 2025

Goiás tem alerta de tempestade e chuvas intensas para todo o estado

3 de novembro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Iaciara-GO comemora 67 anos e prepara programação especial e show de Rio Negro & Solimões

5 de novembro de 2025

Governo inaugura nova sede da Escola Estadual Damásio Ribeiro de Miranda, em Flores de Goiás

5 de novembro de 2025

Alto Paraiso Cavalcante e Monte Alegre de Goiás recebem novos ônibus para o transporte escolar

5 de novembro de 2025

Grávida de 6 meses e homem são mortos a tiros em Formosa-GO

5 de novembro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.