InícioCidadesAldeia Multiétnica promove vivências indígenas em Alto Paraíso de Goiás

Aldeia Multiétnica promove vivências indígenas em Alto Paraíso de Goiás

Uma vivência no coração do Brasil com cantos, danças, rezas, comidas, pinturas tradicionais, ritos e mitos que aproximam os participantes da cosmologia – maneiras de viver e entender o mundo – dos povos indígenas e quilombolas.

A Casa de Cultura Cavaleiro Jorge promove entre os dias 7 e 14 de julho, a Aldeia Multiétnica, território na Chapada dos Veadeiros que reúne povos tradicionais de diferentes regiões do Brasil para uma imersão em suas culturas. Para realizar a vivência, é possível fazer a inscrição em diversos pacotes de participação disponíveis no site da Aldeia Multiétnica.

A experiência é única no Brasil. Trata-se de um grande encontro multiétnico de partilha de conhecimentos com princípios de preservação, promoção e acesso ao patrimônio material e imaterial brasileiros. O território está localizado em uma área de preservação ambiental do Cerrado a 20 km de Alto Paraíso de Goiás, no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

“O Aldeia é uma oportunidade única de imersão nas culturas e saberes indígenas como possibilidade de acompanhar e participar de atividades de celebrações, cantos, rezas, dos ritos, da culinária e dos hábitos rotineiros de diversos povos originários. É sobre conhecer a nossa própria história, com arte, memória, tradição e fé do que nós somos e do que é o Brasil”, aponta Juliano George Basso, presidente da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e idealizador e coordenador do Encontro de Culturas e Aldeia Multiétnica.

Até o momento, a Aldeia possui sete casas indígenas tradicionais construídas no local por representantes dos povos Kayapó/Mebengôkré (PA), Krahô (TO), Fulni-ô (PE), Guarani Mbyá (SC), Xavante (MT), Alto Xingu (MT), Yanomami (AM) e Kalunga, do maior território remanescente quilombola do Brasil (GO).

Durante o evento, esses representantes se reúnem para apresentar seus saberes, modos de fazer e usos e costumes de diversas maneiras, como cantos, dança, gastronomia, pinturas corporais e arte. Compartilham também as lutas por seus direitos originários e para manter suas culturas e territórios tradicionais, além de debater com indígenas e não-indígenas as temáticas a respeito da realidade nas aldeias, por meio de rodas de conversa e da convivência diária com os participantes.

Celebrações

A cada dia da vivência, uma etnia realiza uma festa tradicional. As celebrações começam no amanhecer e vão até o início do próximo dia, quando o comando da Aldeia passa para outro povo. Os participantes terão, ainda, acesso a uma praia exclusiva do Rio Couros e trilhas para as cachoeiras Almécegas I e Almécegas II. A Hospedaria da Aldeia Multiétnica abre suas portas para um turismo de experiência, único e exclusivo, na Chapada dos Veadeiros para os inscritos na vivência deste ano.

A programação da Aldeia Multiétnica é a primeira etapa do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, que realiza sua 23ª edição entre os dias 21 a 29 de julho. Esta primeira fase do projeto preenche os dias, tardes e noites com apresentações culturais, rodas de conversa e palestras, mas conta também com tempo livre para conversas ao pé da fogueira, reflexões, descanso nas redes e banhos de rio. A Aldeia Multiétnica é feita de encontros.

Reconhecimento

Em 13 de junho de 2023 foi sancionada a Lei Estadual nº 22.007, que reconhece o Encontro de Culturas como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás. Entre as conquistas anteriores, o evento foi selecionado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Prêmio Cultura Viva, como uma das 10 melhores iniciativas em prol das Culturas Populares e Tradicionais no ano de 2006.

Em 2015, foi consagrado com o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, realizado pelo Iphan, que contempla iniciativas de excelência na promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural. Já em 2017, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge foi contemplada com o Prêmio Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros, promovido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC.

Serviço

Aldeia Multiétnica: 7 a 14 de julho

Estrada para o Vale Verde, a 20 km de Alto Paraíso de Goiás (GO)

Encontro de Culturas: 21 a 29 de julho

Vila de São Jorge (GO)

Realização da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge 

Informações: @aldeiamultietnica e @encontrodeculturastradicionais 

www.aldeiamultietnica.com.br

www.encontrodeculturas.com.br

POSTAGENS RELACIONADAS
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA