Uma vivência no coração do Brasil com cantos, danças, rezas, comidas, pinturas tradicionais, ritos e mitos que aproximam os participantes da cosmologia – maneiras de viver e entender o mundo – dos povos indígenas e quilombolas.
A Casa de Cultura Cavaleiro Jorge promove entre os dias 7 e 14 de julho, a Aldeia Multiétnica, território na Chapada dos Veadeiros que reúne povos tradicionais de diferentes regiões do Brasil para uma imersão em suas culturas. Para realizar a vivência, é possível fazer a inscrição em diversos pacotes de participação disponíveis no site da Aldeia Multiétnica.
A experiência é única no Brasil. Trata-se de um grande encontro multiétnico de partilha de conhecimentos com princípios de preservação, promoção e acesso ao patrimônio material e imaterial brasileiros. O território está localizado em uma área de preservação ambiental do Cerrado a 20 km de Alto Paraíso de Goiás, no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
“O Aldeia é uma oportunidade única de imersão nas culturas e saberes indígenas como possibilidade de acompanhar e participar de atividades de celebrações, cantos, rezas, dos ritos, da culinária e dos hábitos rotineiros de diversos povos originários. É sobre conhecer a nossa própria história, com arte, memória, tradição e fé do que nós somos e do que é o Brasil”, aponta Juliano George Basso, presidente da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e idealizador e coordenador do Encontro de Culturas e Aldeia Multiétnica.
Até o momento, a Aldeia possui sete casas indígenas tradicionais construídas no local por representantes dos povos Kayapó/Mebengôkré (PA), Krahô (TO), Fulni-ô (PE), Guarani Mbyá (SC), Xavante (MT), Alto Xingu (MT), Yanomami (AM) e Kalunga, do maior território remanescente quilombola do Brasil (GO).
Durante o evento, esses representantes se reúnem para apresentar seus saberes, modos de fazer e usos e costumes de diversas maneiras, como cantos, dança, gastronomia, pinturas corporais e arte. Compartilham também as lutas por seus direitos originários e para manter suas culturas e territórios tradicionais, além de debater com indígenas e não-indígenas as temáticas a respeito da realidade nas aldeias, por meio de rodas de conversa e da convivência diária com os participantes.
Celebrações
A cada dia da vivência, uma etnia realiza uma festa tradicional. As celebrações começam no amanhecer e vão até o início do próximo dia, quando o comando da Aldeia passa para outro povo. Os participantes terão, ainda, acesso a uma praia exclusiva do Rio Couros e trilhas para as cachoeiras Almécegas I e Almécegas II. A Hospedaria da Aldeia Multiétnica abre suas portas para um turismo de experiência, único e exclusivo, na Chapada dos Veadeiros para os inscritos na vivência deste ano.
A programação da Aldeia Multiétnica é a primeira etapa do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, que realiza sua 23ª edição entre os dias 21 a 29 de julho. Esta primeira fase do projeto preenche os dias, tardes e noites com apresentações culturais, rodas de conversa e palestras, mas conta também com tempo livre para conversas ao pé da fogueira, reflexões, descanso nas redes e banhos de rio. A Aldeia Multiétnica é feita de encontros.
Reconhecimento
Em 13 de junho de 2023 foi sancionada a Lei Estadual nº 22.007, que reconhece o Encontro de Culturas como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás. Entre as conquistas anteriores, o evento foi selecionado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio do Prêmio Cultura Viva, como uma das 10 melhores iniciativas em prol das Culturas Populares e Tradicionais no ano de 2006.
Em 2015, foi consagrado com o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, realizado pelo Iphan, que contempla iniciativas de excelência na promoção e gestão compartilhada do Patrimônio Cultural. Já em 2017, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge foi contemplada com o Prêmio Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros, promovido pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC.
Serviço
Aldeia Multiétnica: 7 a 14 de julho
Estrada para o Vale Verde, a 20 km de Alto Paraíso de Goiás (GO)
Encontro de Culturas: 21 a 29 de julho
Vila de São Jorge (GO)
Realização da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Informações: @aldeiamultietnica e @encontrodeculturastradicionais
www.aldeiamultietnica.com.br
www.encontrodeculturas.com.br