O deputado estadual Alessandro Moreira (PP-GO) entregou, em mãos, pedido oficial ao secretário de saúde do Estado de Goiás, Sérgio Alberto Vêncio, sobre a viabilização de se implantar uma policlínica na cidade de Campos Belos (GO), nordeste do estado.
No documento, o parlamentar informa que com a implantação da unidade o atendimento de exames e a realização de cirurgias simples, de média e de alta complexidade irão desafogar os pedidos direcionados às policlínicas de Posse (GO), Formosa (GO), além de Brasília e Goiânia.
Ele afirmou no documento que a Policlínica de Campos Belos (GO) vai atender também as comunidades de Monte Alegre (GO), Divinópolis e Teresina de Goiás, além de comunidades quilombolas, e diversos distritos, como Pouso Alto, Brejo, Prata e Vazante.
O documento, com pedido de urgência, teve requerimento aprovado na Assembleia Estadual de Goiás.
Campos Belos é umas mais longínquas cidades da capital, distante cerca de 600 km de Goiânia, a mais de 8 horas de viagem de carro ou ambulância.
Dezenas de pacientes já morrem ao longo do trajeto, em socorro médico, em virtude da longa distância. A cidade também não tem o tão clamado serviço de hemodiálise.
Três vezes por semana, dezenas de pacientes são obrigados a irem a Formosa (GO), a mais de 300 km, numa viagem de ida e volta, para fazer o procedimento de filtragem do sangue.
O sofrimento já abateu e matou dezenas de pacientes, que não suportam tamanho desgaste. Muitos deles são idosos, cadeirantes e acamados.
O deputado Alessandro Moreira disse ao Blog que já conversou com o prefeito de Campos Belos, Pablo Giovanni, que já está providenciando uma área de 25 mil metros quadrados para implantação da Policlínica.
O parlamentar informou, ainda, que o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, vai construir três novas policlínicas no Estado e que ele, Alessandro Moreira, conseguiu o sinal verde do Governador para que uma delas seja construída em Campos Belos.
“Por isso expliquei ao prefeito a urgência de conseguir o terreno”, explicou.
Na audiência pública com o secretário de saúde, o parlamentar esteve acompanhado da esposa e prefeita de Alvorada do Norte (GO), Iolanda Holiceni, quando também apresentou outras demandas da Região Nordeste Goiano, como recursos no valor de um milhão e duzentos mil reais para a conclusão das obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal de Simolândia (GO).
Fonte e texto: Dinomar Miranda