Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»Artigo: produção de lixo por habitante ao longo dos anos, impacto ambiental e conscientização da coleta de lixo, em Posse-GO
Cidades

Artigo: produção de lixo por habitante ao longo dos anos, impacto ambiental e conscientização da coleta de lixo, em Posse-GO

RedaçãoPor Redação25 de abril de 2024
Fotos: Revista Digital Vip
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

Por Edivaldo Fernandes da Silva, professor e coordenador do curso de Matemática e Ronaldo Ferreira da Silva Coordenador Pedagógico da UEG-Posse

O aumento dos resíduos sólidos têm se tornado um grande problema ambiental e de saúde pública. Atualmente o lixão de Posse (GO), localizado na GO-108, sentido Guarani de Goiás, recebe vários tipos de resíduos.

Os materiais sólidos são produzidos por diferentes fontes, o mais comum é o lixo residencial, comercial e parte do hospitalar, sendo todos depositados no lixão.

A coleta de resíduos sólidos é uma atividade classificada como uma das mais arriscadas e insalubres existentes, por contato frequente dos lixeiros com agentes nocivos à saúde e com sua exposição a diferentes situações de risco, além de sofrerem diferente violências emocionais e psíquicas, no decorrer do seu trabalho e fora dele.

O recolhimento do lixo na cidade de Posse – GO é realizado diariamente alternando por setor através da SEMLU (Secretária Municipal de Limpeza Urbana) que é destinado para o lixão, onde é feito o aterro uma vez na semana. Enquanto isso os resíduos ficam expostos à céu aberto, sendo nesse período reaproveitados por catadores que fazem seleção dos materiais recicláveis.

A coleta seletiva nada mais é do que a separação dos materiais recicláveis como o plástico, o vidro, o papel, o metal, dentre outros. Que além de colaborar expressivamente para a sustentabilidade do meio ambiente devido à redução do depósito de lixo em aterro sanitário, também gera sustentabilidade urbana2 onde a contribuição da população para que a coleta seletiva tenha êxito e essencial.

A população do município de Posse – GO é formada por aproximadamente 36 mil habitantes, que produzem por ano aproximadamente 36 mil toneladas de lixo, segundo o secretário do meio ambiente da época.

Com o decorrer do tempo pode haver um aumento/redução na produção do lixo residencial, essa produção de lixo pode variar de acordo com aumento/diminuição da população, em virtude do desordenado consumo, mudanças de costumes sociais. Com aumento/diminuição da população no decorrer do ano haverá uma variação na produção do lixo. Com a quantidade populacional podemos calcular o valor aproximado do lixo produzido, para isso utilizaremos o polinômio de Lagrange na interpolação dos dados.

Com o resultado obtido demonstraremos a praticidade do método em circunstância cotidiana onde o uso da matemática e de suma importância. A matemática tem sido utilizada como ferramenta em várias situações cotidianas com intuito de facilitar a vida da sociedade, pois tudo que acontece ao nosso redor está diretamente ligada a esta disciplina.

Conforme os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997) apesar da sua abstração e seus conceitos, a Matemática têm aplicações em diversos aspectos da vida diária e nas demais ciências serve como ferramenta essencial.

Para analisar o aumento/redução do lixo foi utilizado o polinômio de Lagrange na interpolação dos dados, para aproximar uma função num intervalo de tempo e encontrar aproximadamente a quantidade de lixo produzido num determinado período. Há vários métodos de interpolação polinomial, escolhem-se os polinômios pela sua (relativa) simplicidade e porque permitem uma representação satisfatória da maioria das funções que surgem em aplicações práticas.

O método do polinômio de interpolação de Lagrange, nos permite uma função contínua conhecida (ano) e nos aproximar de outra desconhecida (aumento/diminuição quantidade populacional). No decorrer do trabalho comparamos dois métodos de interpolação polinomial, de Newton e de Lagrange.

Contudo o de Lagrange satisfaz um número maior de operações, e podemos utilizar em várias situações problemas. O número de operações efetuadas quando se utiliza a fórmula de Newton é inferior ao número de operações de fórmula de Lagrange. Entretanto, se no problema a ser resolvido existem, para um mesmo conjunto de x, várias funções y, nas quais devem ser feitas interpolações, é vantajoso o emprego da fórmula de Lagrange, pois a tabela de diferença e produtos, uma vez construída, seria usada tantas vezes quantas fossem as interpolações, bastando para isso substituir-se os valores de y. (Calculo numérico, 2º edição, pag.188) Com os dados obtidos da quantidade populacional de Posse – GO, utilizaremos o polinômio de Lagrange para encontrar uma estimativa provisória da quantidade de lixo produzido pela população por certo período.

O polinômio de Lagrange nos mostra a importância e praticidade da matemática no cotidiano, para facilitar e encontrar resultados esperados. O presente estudo é orientador por pesquisa de análise quantitativa, visando a coleta de informações referentes ao lixão de Posse – GO.

No que diz respeito aos objetivos, será utilizado a modalidade descritiva uma vez que esta é a melhor para se trabalhar com dados e fatos colhidos da própria realidade (CERVO, 2007). Na construção do artigo foi aplicado três roteiros de entrevistas composta de seis questões cada.

O questionário teve o propósito de coletar respostas sem qualquer influência ao entrevistado, sem imposição e obrigatoriedade, para uma abordagem extensa do problema abordado. A matemática está presente no nosso dia a dia em várias situações direta ou indiretamente, o presente estudo nos traz uma situação problema que será abordada com método matemático, com intuito de proporcionar uma visão mais vasta, de um problema social, que estar no nosso cotidiano o meio ambiente tem sido relatada pela sociedade diariamente.

Na aplicação da pesquisa foram utilizados três questionários e entrevista oral para público alvos distintos, para os lixeiros ou gari, população e a secretaria do meio ambiente. Depois de observadas as questões teóricas, foi realizada uma pesquisa de 4 campo com profissionais da SEMLU do município sobre a rotina de trabalho dos mesmos, além de verificar questões relacionadas à segurança do trabalho.

Analisando o questionário aplicado aos lixeiros, o que chama atenção e que 70% dos trabalhadores sofreram algum tipo de acidente durante sua jornada de trabalho. É 85% não receberam nenhum treinamento especifico para exercer sua função. Enquanto no questionário aplicado para a população, notamos que 80% das pessoas definiram a coleta seletiva não relevante e outros 65% da população demarcaram a profissão do lixeiro como irrelevante.

A coleta seletiva será um recurso de grande proporção para os descartes correto. Com passar dos anos o aumento do lixo e inevitável mais pode mudar a maneira como ele é descartado assim diminuindo o impacto ambiental, com a coleta seletiva o reaproveitamento dos materiais seria uma porcentagem maior que acabaria diminuindo o volume do lixo.

Contudo para isso precisaria de uma participação significante da população e um novo conceito sobre o lixo, que atualmente acaba para os indivíduos no momento que e feito a coleta de cada casa.

Durante as entrevistas orais com secretario do meio ambiente Cesar Augusto de Abreu e a engenheira do meio ambiente Karina Fraga, foi relatado que há vários projetos para melhorias no lixão, no entanto a falta de recursos impedem a execução de tais projetos. Evidenciou também a preocupação com a localização do lixão por estar em funcionamento de maneira inadequada, de acordo com a lei nº 12.305/2013.

No entanto não é só os resíduos que e depositado de forma irregular no lixão. O lixão da cidade do município de Posse – GO, não pode ser considerado aterro sanitário por não apresenta os requisitos técnicos que caracterizam. O aterro sanitário é um processo eficaz para o descarte dos resíduos e que ajuda na preservação do meio ambiente.

O lixão da cidade de Posse – GO, possui uma área sem sistema de segurança, com isso não é controlada a entrada das pessoas no local. E por esse motivo muitas pessoas da sociedade acabam depositando seus resíduos sólidos no local de maneira irregular.

Clique no link abaixo e leia o artigo científico completo

https://drive.google.com/file/d/1VpDxnwwP09tjtVpwAQW8zXSFOo37YGw3/view?usp=sharing

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorInvestigado por estupro de vulnerável é preso em Cavalcante-GO após se aproximar das vítimas
Próximo Matéria Atleta é assassinado a tiros em Mambaí-GO
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Homem é encontrado morto em casa em Flores de Goiás; há indícios de violência no local 

9 de novembro de 2025

Duas pessoas morrem e uma fica ferida em grave acidente em Luís Eduardo Magalhães-BA

9 de novembro de 2025

Operação em fábricas clandestinas apreende 11 mil litros de cachaça e destilados em Combinado-TO

8 de novembro de 2025

Missa em Ação de Graças marca 62 anos de Guarani de Goiás

8 de novembro de 2025

Goiás + Inclusivo distribui benefícios para municípios do Nordeste Goiano

8 de novembro de 2025

De Mambaí-GO: Goleiro menos vazado da Copa Brasília de Futsal viaja 700km para disputar partidas da competição

8 de novembro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Homem é encontrado morto em casa em Flores de Goiás; há indícios de violência no local 

9 de novembro de 2025

Duas pessoas morrem e uma fica ferida em grave acidente em Luís Eduardo Magalhães-BA

9 de novembro de 2025

Operação em fábricas clandestinas apreende 11 mil litros de cachaça e destilados em Combinado-TO

8 de novembro de 2025

Missa em Ação de Graças marca 62 anos de Guarani de Goiás

8 de novembro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.