O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, divulgou uma carta aberta direcionada ao presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, na qual anunciou oficialmente sua saída do União Brasil. O texto foi tornado público na noite desta terça-feira (27).
Na carta, Caiado faz um balanço de sua trajetória política e afirma que construiu sua história ao longo de décadas com base em princípios sólidos, coerência e compromisso com o respeito ao dinheiro público. Ele relembra sua passagem pelo antigo PFL, pelo Democratas e, mais recentemente, pelo União Brasil, ao lado de correligionários em todo o país.
O governador destaca que sempre defendeu um país voltado à livre iniciativa e ao fortalecimento do trabalhador, do empreendedor, do empresário, do servidor público e do produtor rural. No texto, ele também afirma acreditar em um Brasil que não se ajoelhe ao crime e que ofereça mais oportunidades, bem-estar e prosperidade aos brasileiros.
Ao explicar a decisão de deixar o partido, Caiado afirma que, apesar da estima pela legenda, sua determinação de “devolver o Brasil aos brasileiros” falou mais alto. Segundo ele, chegou o momento de dar um novo passo na vida política.
Na carta aberta endereçada a Antônio Rueda, o governador afirma que a experiência parlamentar e administrativa acumulada, aliada aos resultados apresentados em Goiás — estado que, segundo ele, possui hoje um dos governos mais bem avaliados do país —, o credencia a apresentar um projeto nacional de mudança.
Caiado também agradeceu vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores, militantes e dirigentes partidários que estiveram ao seu lado durante a trajetória no União Brasil, tanto nos diretórios estaduais quanto na direção nacional da legenda.
Mesmo deixando oficialmente o partido, o governador afirmou que mantém os mesmos princípios e ideais e declarou que se sente à vontade para pedir o apoio de integrantes do União Brasil em sua nova caminhada política, que, segundo ele, tem como objetivo “endireitar o país”.
