Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»Carta aberta dos professores da rede municipal a comunidade de Campos Belos-GO
Cidades

Carta aberta dos professores da rede municipal a comunidade de Campos Belos-GO

RedaçãoPor Redação7 de junho de 2023
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

As famílias dos nossos alunos, as autoridades, os meios de comunicação e a comunidade como um todo, são testemunhas da nossa luta pela valorização do trabalho docente. Temos que lutar diariamente contra a falta de compromisso dos gestores do nosso Município que não cumprem com o que é de direito da Categoria.

São processos e causas ganhas na justiça que vem de muitos anos. Para nós professores e demais funcionários da Rede de Educação Municipal de Campos Belos é gratificante acompanhar o crescimento pessoal, a descoberta do conhecimento e do desenvolvimento intelectual e profissional dos nossos estudantes. Mas o compromisso que temos com a educação é abalado todos os dias com o descompromisso do Sr. Prefeito com a nossa profissão. Por isso, não temos alternativa senão entrar em estado de greve. É tão cansativo essa insistência do Prefeito em não cumprir a lei.

Os argumentos do Sr. Prefeito na Emissora de Rádio, redes sociais e aglomerações são que: já recebemos o Piso Nacional, que somos bem remunerados, que não pode ultrapassar o índice. Isso não é verdade, pois é exatamente por esse Piso que estamos lutando. O Piso é uma lei que deve ser cumprida. O Governo Federal, quando aumenta o valor do Piso, aumenta também o valor do repasse e o Prefeito não está respeitando o salário dos professores, nem a lei.

Para ilustrar melhor tal situação que estamos passando, imaginem que o Bolsa Família, que muitos de vocês recebem do Governo Federal, passasse pelas mãos do Prefeito, ou melhor da Prefeitura, e ao invés de receberem os R$ 600,00 vocês recebessem apenas R$ 400,00. Perguntamos: vocês aceitariam receber os 400 reais e ficariam quietos e calados ou iriam pedir explicação para saber para onde foram os 200 reais? É isso que estamos reivindicando: o aumento que o Governo Federal nos deu. O dinheiro do Bolsa Família vem direto na conta de vocês, no entanto, o nosso passa pela conta da prefeitura. Infelizmente.

No ano passado (2022), o Piso foi reajustado em 33%. O Prefeito negociou com a Categoria pagando 17% e se comprometeu a pagar os outros 16% até o final do ano corrente. Mas ele usou de má fé e não cumpriu a palavra. Sem passar pela Câmara Legislativa, não pagou e agora diz que só paga na justiça. Isso se configura como um calote à Categoria que confiou em um Prefeito sem palavra. Estamos cansados desse impasse com Sr. Prefeito que sabe dos nossos direitos e, mas nos manda para a justiça.

Agora para 2023, o reajuste é de 14.9 %, somando com os 16% de 2022, temos um total de 30.9 % para ser reajustado. O Sr. Prefeito mandou o Projeto de Lei para a Câmara com um reajuste de apenas 6%. Deveríamos estar recebendo nosso salário com reajuste, desde janeiro, mas o que temos é um salário defasado. O que vocês acham do compromisso do Prefeito com a educação?

O formato de aulas durante a Pandemia foi muito difícil para as famílias de nossos alunos, para nós professores e principalmente para os alunos que sofreram um prejuízo imenso no ensino e aprendizagem. Problemas dos nossos alunos que vão desde psicológicos até cognitivos. Defasagem na aprendizagem do conteúdo que requer cuidado especial da parte do Prefeito, da Secretaria de Educação e da Escola, mas que só está recaindo apenas na responsabilidade dos professores.

Não há ações efetivas para recuperar as aprendizagens perdidas durante a Pandemia. Por outro lado, o que vivenciamos é uma pressão da Secretaria de Educação para lotar salas de aulas e uma total despreocupação em amenizar a defasagem do ensino no Município. O compromisso de campanha do Sr. Prefeito foi de ampliar a carga horária dos professores para atendimento aos alunos com atividades de reforço da aprendizagem no contraturno, mas ele é mestre em não cumprir palavras. Os alunos com necessidades educacionais especiais que necessitam de apoio e atenção especial estão sendo acompanhados por monitores contratados sem formação específica. Escolas reformadas e aparelhadas não garantem sozinhas educação de qualidade. É como roupagem bonita em um corpo doente. Quem olha as paredes da escola, não sabem das necessidades educacionais que estamos passando, das dificuldades, das lutas, da desvalorização. A educação do Município de Campos Belos está doente e abandonada.

Enfim, senhores pais e responsáveis, autoridades legislativas e jurídicas e comunidade com um todo, que pensam no futuro das nossas crianças, da educação em nosso município: não temos alternativa, senão lutar e por isso, sem diálogo com o Sr. Prefeito a greve é a única saída. Na Gestão (2009-2012) e (2013-2016) as lutas pela valorização dos professores causaram enormes desgastes que nos atingiram com um prejuízo ainda maior para os alunos, que tiveram suas férias prejudicadas, finais de semanas e feriados comprometidos por causa das greves frequentes.

Comunicamos e convidamos toda comunidade que acreditam na educação como fator primordial para a igualdade social que estejam conosco nessa causa. O nosso desejo é afastar a possiblidade de greve que só é possível com o apoio e a compreensão de toda a comunidade e com o respeito do Sr. Prefeito com o nosso salário. O nosso compromisso com a educação não pode ser pago com o descompromisso da gestão municipal. Defendemos uma educação de qualidade com profissionais valorizados.

Professores da Rede Municipal de Educação

Campos Belos – Goiás

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorGovernador Ronaldo Caiado inaugura novo espaço de treinamento de tiro da Rotam
Próximo Matéria Prefeitura de Posse-GO divulga processo seletivo com 27 vagas
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Polícia apreende droga e conduz suspeito à Delegacia em Posse-GO

17 de setembro de 2025

Polícia prende homem por violência doméstica e descumprimento de medida protetiva em Posse-GO

17 de setembro de 2025

Homem é preso suspeito de maus-tratos contra enteado em LEM-BA

17 de setembro de 2025

Veículos pegam fogo após acidente na BA-463, em São Desidério-BA

17 de setembro de 2025

Emater vai emitir CAF Quilombola em Cavalcante-GO

17 de setembro de 2025

DPE-GO leva atendimentos jurídicos gratuitos a Cavalcante-GO nesta sexta (19)

17 de setembro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Polícia apreende droga e conduz suspeito à Delegacia em Posse-GO

17 de setembro de 2025

Polícia prende homem por violência doméstica e descumprimento de medida protetiva em Posse-GO

17 de setembro de 2025

Homem é preso suspeito de maus-tratos contra enteado em LEM-BA

17 de setembro de 2025

Veículos pegam fogo após acidente na BA-463, em São Desidério-BA

17 de setembro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.