Profissionais de Saúde de Cavalcante, na Macrorregião Nordeste do Estado, estão desenvolvendo um trabalho inovador, que associa a realização de práticas corporais com ações de sustentabilidade em diferentes pontos do município.
Tais atividades estão sendo coordenadas por servidores da Academia da Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e beneficiam vários moradores, incluindo quilombolas.
A realização dessas ações é resultado do cofinanciamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). O coordenador de Promoção da Saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-GO, Hamilton José Amorim Rezende, informa que a Pasta promoveu a atualização profissional dos servidores, os motivou a desenvolver ações intersetoriais e fez investimentos voltados ao desenvolvimento das práticas corporais interligadas às ações de desenvolvimento sustentável.
Hamilton Amorim ressalta que foram contemplados seis municípios da Macrorregião Nordeste. Além de Cavalcante, receberam o incentivo da SES-GO os municípios de São Domingos, Posse, Iaciara, Simolândia e Nova Roma. “Os profissionais de Cavalcante compreenderam a proposta e avançaram no desenvolvimento das atividades intersetoriais”, afiançou.
Dois grupos de moradores de Cavalcante é coordenado pela professora de dança Luana Lorena Oliveira Furtado, a Luá. Ela desenvolve atividades corporais e de sustentabilidade com pessoas que frequentam a Academia da Saúde e com pacientes do Centro de Apoio Psicossocial (Caps). Entre as ações realizadas ao ar livre destacam-se as aulas de dança, alongamento, rodas de conversa, caminhadas e produção de lixeiras a serem instaladas às margens do Rio das Almas. “Essas ações estão proporcionando resultados positivos como o bem-viver e melhoria da auto estima”, enfatiza.