Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Notícias»Chapada dos Veadeiros sedia 25ª edição do Encontro de Culturas Tradicionais
Notícias

Chapada dos Veadeiros sedia 25ª edição do Encontro de Culturas Tradicionais

RedaçãoPor Redação19 de junho de 2025
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

De 13 a 20 de setembro de 2025, a Vila de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros (GO), volta a receber o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, festival dedicado aos saberes e às manifestações culturais populares e tradicionais do Brasil. Em sua 25ª edição, o evento, realizado pela Aldeia Multiétnica em parceria com a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, terá uma programação ampliada que começa em julho e segue até setembro, com festivais, encontros e ações que reafirmam seu papel como espaço de resistência e celebração.

Criado em 2000, o Encontro já reuniu milhares de mestres e mestras da cultura popular, povos indígenas, quilombolas, artistas, educadores, pesquisadores e visitantes de diversas regiões do país. Ao longo de 25 anos, tornou-se referência como espaço de articulação política, vivência intergeracional e preservação de expressões culturais muitas vezes invisibilizadas nos grandes centros. “Chegar a 25 anos no Brasil fazendo cultura popular, com pé no território e compromisso com os povos tradicionais, não é fácil, é quase um milagre logístico e político”, afirma Juliano George Basso, articulador cultural e coordenador do evento. “O que sustentou o Encontro até aqui foi uma rede de gente comprometida, são mestres, mestras, produtores, artistas e comunidades que acreditam que faz sentido.”, acrescenta.

A edição de 2025 ganha novo significado também pela escolha de ampliar as atividades de julho a setembro, período em que se celebra o bioma Cerrado, considerado berço das águas do Brasil e uma das savanas mais ricas em biodiversidade do planeta, ocupando 23,3% do território brasileiro. “O Cerrado é guardião das nascentes que alimentam as maiores bacias hidrográficas da América do Sul. Celebrar o Encontro em setembro é um ato de reverência, mas também de resistência: é afirmar a centralidade do Cerrado na luta pela vida.
Alinhar nossa programação ao calendário do Cerrado nos permite reconectar ainda mais profundamente com o bioma, com a terra e com os povos que o defendem há séculos”, explica Juliano.

A programação ampliada vai incluir eventos que antecedem a semana principal de setembro, como a 17ª Aldeia Multiétnica, o Encontro na Aldeia com shows nacionais e o Festival de Forró na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, todos previstos para julho. Durante todo o período, romarias, festejos e vivências integram a agenda.

Fortalecimento da cultura popular brasileira

Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
(Foto: Divulgação)

O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros é um espaço de celebração da cultura popular brasileira e de conexão entre diferentes manifestações da cultura tradicional presentes no Centro-Oeste e em todo o país. Reconhecido como patrimônio cultural imaterial de Goiás desde 2023, acompanhou, desde sua criação, a construção de marcos relevantes das políticas culturais brasileiras.

Como explica Juliano, o evento surgiu em um momento em que o país começava a discutir o patrimônio imaterial como política pública e, ao longo dos anos, tornou-se um território de prática viva dos princípios que depois seriam incorporados por políticas como o Programa Cultura Viva, a valorização de mestres e mestras como patrimônio vivo e a obrigatoriedade da presença das culturas afro-brasileira e indígena nos currículos escolares. “Tudo isso que a gente já fazia, rodas, cortejos, transmissão entre gerações, estava ali nas políticas que foram surgindo”, relembra.

Para Juliano, é justamente esse enraizamento nos territórios e nas comunidades que dá sentido e continuidade ao projeto. “Hoje, o Encontro é muito mais do que um evento anual. É território político, ponto de partida e de chegada para quem acredita que cultura é ferramenta de transformação. A gente não só mostra o que é patrimônio imaterial, a gente vive ele. E na Chapada dos Veadeiros, no coração do Cerrado, a gente segue semeando esse Brasil que canta, dança, reza, luta e inventa outros futuros possíveis.”

Ao longo de sua história, o Encontro consolidou a participação de expressões tradicionais que ajudam a construir sua identidade cultural. Caçada da Rainha de Colinas do Sul, Congo de Niquelândia, ternos e folias de São João D’Aliança, Terno de Moçambique do Capitão Júlio Antônio e a Comunidade Kalunga, considerada o maior território quilombola do país, são alguns exemplos que formam um conjunto de referências que atravessam gerações e mantêm viva a ancestralidade do Cerrado.

Para quem nunca viveu a experiência, Juliano deixa um convite: “Às vezes, o que transforma não é o que a gente veio buscar, mas o que encontra pelo caminho. O Encontro é um espaço para se colocar em relação: com os povos, com o território e com outras formas de ver o mundo.” A programação completa será divulgada em breve. Até lá, o público pode acompanhar os canais oficiais do evento.

Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
(Foto: Divulgação)

Serviço: 25º Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Quando: De 13 a 20 de setembro de 2025
Onde: Vila de São Jorge – Alto Paraíso de Goiás (GO)
Mais informações: encontroteca.com.br / @encontrodeculturastradicionais

Destaques
Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorEm Alvorada do Norte-GO, Frente Parlamentar discute piso da enfermagem e condições de trabalho no SUS
Próximo Matéria Aline Campos mostra detalhes de bangalô de luxo na Chapada dos Veadeiros; saiba valor da diária
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Carreta atola em trecho de obra de galeria fluvial em Simolândia-GO

6 de dezembro de 2025

Chuva alaga Hospital Municipal de Iaciara-GO

6 de dezembro de 2025

Homem é preso suspeito de estuprar os próprios filhos em Correntina-BA

5 de dezembro de 2025

GPT prende homem e apreende R$ 750 mil em pasta base de cocaína em Posse-GO

5 de dezembro de 2025

Chuvas agravam situação da BR-030, entre Mambaí-GO e Cocos-BA

4 de dezembro de 2025

Acusado de ter negócios paralelos, titular de cartório de Formosa-GO é afastado pela Justiça

4 de dezembro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Carreta atola em trecho de obra de galeria fluvial em Simolândia-GO

6 de dezembro de 2025

Chuva alaga Hospital Municipal de Iaciara-GO

6 de dezembro de 2025

Idoso morre após apresentar mal-estar em casa, em Posse-GO

5 de dezembro de 2025

Quilombolas Kalunga são alfabetizados em curso oferecido pelo Pronera em Cavalcante-GO

5 de dezembro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.