InícioNotíciasCom cachoeira e trilha, atrativo na Chapada dos Veadeiros é fechado por...

Com cachoeira e trilha, atrativo na Chapada dos Veadeiros é fechado por causa de incêndio e tem turistas retirados

Um dos atrativos da Chapada dos Veadeiros foi fechado à visitação neste sábado (5), por causa de um novo incêndio. O local abriga uma cachoeira e uma trilha, que integram o complexo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste do estado.

O parque, por nota, informou que apenas a trilha e a cachoeira Simão Correia foram fechadas neste sábado. A data marca um mês de ação de combate ao fogo no complexo turístico, lembrou a assessoria de imprensa do PNCV.

“Os turistas que estavam no atrativo foram retirados, por motivo de segurança. O atrativo será reaberto assim que o fogo estiver controlado. Por enquanto, os visitantes podem aproveitar outros atrativos do Parque, que seguem abertos”, destacou.

Segundo o parque, nessa área da cachoeira Simão foi registrado um incêndio recentemente, que estava sob monitoramento, mas não estava totalmente extinto.

“Com a alta da temperatura e a baixa umidade, ele aumentou. Mas não sabemos avaliar se é um novo incêndio ou se foi uma reignição (um foco que estava apenas fumaçando mas ganhou força com o aumento da temperatura e da baixa de umidade)”, pontuou o parque.

Fogo no parque
De acordo com o parque, o complexo turístico tem sofrido incêndios repetidos desde o início de setembro. Por isso, uma mobilização de servidores e brigadistas, chamada de operação, foi organizada para alertar sobre focos de queimadas.

“Este incêndio está dentro da operação, que desde o dia 5 de setembro, está combatendo vários incêndios dentro do Parque. Até o momento foram queimados 10.500 hectares dentro do parque”, ressaltou.
O último incêndio de grandes proporções foi registrado em 25 de setembro. Segundo o parque, o fogo começou nas proximidades da Vila de São Jorge. Na ocasião, mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de voluntários, foram mobilizados para conter as chamas.

Íntegra da nota do PNCV

Neste sábado (05), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fechou o atrativo Simão Correia para visitação. O motivo da suspensão das visitas é devido a um incêndio florestal que avança na região.

Os turistas que estavam no atrativo foram retirados, por motivo de segurança. O atrativo será reaberto assim que o fogo estiver controlado.

Por enquanto, os visitantes podem aproveitar outros atrativos do Parque, que seguem abertos.

Combate

Mais de 100 profissionais do Instituto Chico Mendes e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão empenhados para debelar o incêndio. No interior do Parque, o incêndio está ativo na área de Simão Correia e segue em monitoramento e vigilância em outros locais.

A operação ainda tem o apoio de duas aeronaves Air Tractor e um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Até o momento, o incêndio afetou cerca de 10 mil hectares no interior do Parque. Outros 10 mil hectares foram atingidos fora do Parque.

Fonte: G1

POSTAGENS RELACIONADAS
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA