Produtores rurais do Nordeste Goiano deram um importante passo rumo à valorização da agricultura familiar e ao fortalecimento da produção de frutas na região. Foi constituída, no dia 15 de abril, a Cooperativa dos Produtores de Fruticultura do Nordeste Goiano (Cooperfrut Paranã), formada por agricultores de Flores de Goiás, Formosa e São João D’Aliança.
A cooperativa está organizada conforme as disposições da Lei nº 5.764 de 1971, que institui a Política Nacional de Cooperativismo e define o regime jurídico das sociedades cooperativas, além de se enquadrar como uma sociedade civil de responsabilidade limitada e sem fins lucrativos. Seu objetivo principal é reunir agricultores familiares e fruticultores da região para fortalecer a produção, organizar a comercialização e ampliar o acesso a políticas públicas e mercados consumidores.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, destacou que a criação da cooperativa surgiu da necessidade de escoar a produção atual de maracujá e a futura colheita de manga do Projeto de Fruticultura do Vão do Paranã. “Com essa iniciativa, tanto produtores participantes quanto não participantes do projeto terão a oportunidade de comercializar suas frutas e garantir geração de renda”, afirmou o titular da Seapa.
Com atuação no Nordeste Goiano, podendo se estender aos 25 municípios da região, a Cooperfrut Paranã atua em ações como planejamento, implantação e gestão inicial das atividades cooperadas, além de oferecer suporte técnico e institucional aos seus associados. A proposta é impulsionar o desenvolvimento local por meio da cooperação e da valorização do trabalho no campo.
Adesão
Produtores do Nordeste Goiano interessados em participar da Cooperfrut Paranã podem entrar em contato com a Seapa para receber orientações sobre como se tornar um cooperado.