Quando a bola rolar para o confronto entre Senegal e Holanda, nesta segunda-feira (21), às 13 horas (de Brasília), no estádio Al Thumama, em Doha, no Catar, uma arbitragem goiana estará em campo e comandará um jogo de Copa do Mundo pela primeira vez.
Wilton Pereira Sampaio, de 40 anos, natural de Teresina de Goiás, no nordeste goiano, faz sua estreia como árbitro principal em uma partida de Mundial e será auxiliado pelo goiano Bruno Pires, de 37 anos, e pelo paranaense Bruno Boschilia.
O trio será a segunda equipe brasileira de arbitragem a atuar no Catar. Mais cedo, no jogo entre Inglaterra e Irã, o paulista Raphael Claus terá como assistentes Rodrigo Figueiredo, do Rio, e Danilo Simon, de São Paulo, no estádio Internacional Khalifa.
Neuza Inês Back, de São Paulo, é a sétima representante da arbitragem brasileira na Copa do Catar. O Brasil é o que mais tem profissionais do apito no Mundial, mesmo número da Argentina.
Wilton Pereira Sampaio tem experiência em uma Copa do Mundo, mas apenas como árbitro de vídeo. Quando a tecnologia foi utilizada pela primeira vez em um Mundial, o goiano era um dos profissionais a implantá-la, na Rússia, em 2018. Mais de quatro anos depois, ele volta ao evento e será o primeiro goiano a ser árbitro principal em uma Copa.