InícioCidadesDelação revela participação de prefeito de Formosa-GO em esquema de propina. Ele...

Delação revela participação de prefeito de Formosa-GO em esquema de propina. Ele contesta

Em delação premiada ao Ministério Público de Goiás (MPGO), um dos envolvidos na suspeita de fraudes em licitações no contrato de caminhões para a prestação de serviços em Formosa revelou a participação do prefeito Gustavo Marques (Podemos) no esquema. As solicitações teriam sido feitas em esquema irregular descoberto pelo Ministério Público, que resultou na condenação por corrupção.

“Gustavo me procurou dizendo que Seu Elmo (pai de Gustavo) iria me procurar e disse que precisava colocar dois caminhões dele no pregão da licitação”, afirmou o empresário Domingos Ferreira Neto em depoimento. Segundo a testemunha, ele recebia os valores pagos pela prestação de serviços dos caminhões e repassava para o pai do prefeito.

Domingos Neto foi preso em outubro de 2022 ao lado do também empresário Guilherme Domingos Ferreira Filho e do servidor Tarlley Iamaro de Araújo.

“Por várias vezes repassei valores de quatro, cinco mil diretamente ao pai do prefeito. Ele recebia e repassava ao prefeito. Já saquei valores acima de 40 mil em espécie para pagar o ‘Seu Elmo’. Imaginava que isso ia ser esporádico, mas quando o contrato de prestação de serviços subiu de 8 para 14 mil, daí já percebi que tinha algo errado”, afirmou a testemunha ao Ministério Público.

O prefeito Gustavo Marques teria sido uma das pessoas que pediram a liberação de veículos apreendidos na Secretaria Municipal de Trânsito em situação irregular, em esquema denunciado pelo Ministério Público de Goiás.

Prefeito diz que não é alvo de investigação

A informação consta em denúncia do órgão contra o ex-superintendente de trânsito de Formosa e policial militar da reserva Antônio Carlos Martins, condenado, na semana passada, pelo esquema que envolvia cobrança de propina para liberação de veículos com irregularidades. O prefeito nega e destaca que não é alvo de investigações.

De acordo com as investigações, a locação dos caminhões em 2021 custou R$ 711 mil, valor próximo ao necessário para comprar os veículos. Além dos mandados de busca e prisão, a Justiça determinou a suspensão dos contratos com as empresas e sequestro de bens para garantir a devolução do dinheiro em caso de condenação.

Nota do prefeito Gustavo Marques na íntegra

O Sr. Gustavo Marques Oliveira, prefeito do município de Formosa-GO, vem público, em razão de matéria jornalística veiculada na data de 10 de maio de 2023 no Jornal Opção, assinada pelo jornalista Rafael Rodrigues, esclarecer que:

Não tem conhecimento dos fatos narrados na referida matéria, bem como não foi citado, intimado ou notificado pelo Poder Judiciário ou outro órgão competente para prestar qualquer declaração relacionada aos fatos narrados, razão pela qual reforça a afirmação de que não se encontra na condição de investigado em procedimento policial, ministerial ou judicial.

Com relação ao processo que trataria de delação, em que teoricamente seu nome foi citado, destaca ainda que tal procedimento encontra-se sob segredo de justiça, porém, no intuito de buscar informações, para posteriormente prestar os devidos esclarecimentos, pleiteou junto ao Judiciário acesso aos autos, o que lhe foi negado.

De todo modo, a divulgação de informações ou de partes de processos que tramitam sob segredo de justiça em que não houve sequer a devida triangulação processual, por veículo de mídia falada ou escrita, caracteriza abuso do direito-dever de informar, sendo este passível de responsabilização.

Por fim, reforça o seu compromisso com toda a sociedade formosense, bem como, se coloca à inteira disposição da justiça para prestar qualquer esclarecimento que se fizer necessário.

Fonte: Jornal Opção

POSTAGENS RELACIONADAS
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA