Os quatro turistas que desapareceram no Parque Estadual de Terra Ronca fizeram o último contato com a família por volta de 22h30 de domingo (30) e falaram que estavam com frio. Eles sumiram por volta de 14h30, quando entraram no local sem apoio de guias, apenas com as lanternas dos celulares.
Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), os turistas entraram na caverna Terra Ronca 1, com entrada proibida sem condutores. A pasta informou que as equipes de buscas acreditam que eles tenham saído da caverna e estejam na mata fechada da região do Buracão, já que rastos foram encontrados.
Um dos turistas é um idoso de 64 anos que, de acordo com informações iniciais, tem mobilidade reduzida. Os outros três são homens com idade entre 23 e 30 anos. Um deles sofreu queda de moto há dois dias e está com o joelho lesionado.
Ao todo, trabalham na ocorrência 18 pessoas, a cavalo, em moto e a pé. São funcionários da própria Semad, do Corpo de Bombeiros, do ICMBio, de guias, de uma brigada comunitária e de moradores da região.