Vice-governador prestigiou, nesta sexta-feira (27/10), confraternização organizada pelo Sinpol e Ugopoci. Profissionais destacaram iniciativa do Executivo goiano em garantir-lhes isonomia salarial
Após compromissos oficiais nas cidades de Itaguaru e Itaberaí, o vice-governador Daniel Vilela encerrou a agenda desta sexta-feira (27/10), na confraternização promovida em conjunto pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Goiás (Sinpol) e pela União Goiana dos Policiais Civis (Ugopoci). A participação de Daniel neste evento também serviu para simbolizar o reconhecimento ao trabalho dos mais de 160 mil servidores públicos do governo estadual, cuja data é comemorada neste sábado, 28 de outubro.
O vice-governador foi homenageado pelos presidentes das duas entidades de classe, Renato Ricardo Rodrigues (Sinpol) e Nelma Félix (Ugopoci), que entregaram a ele, em nome dos policiais civis sindicalizados e associados, placa que destacava sua contribuição para garantir aos profissionais aposentados da chamada “Classe Única” a isonomia salarial.
Quando estavam na ativa, estes policiais já gozavam da paridade (os salários de agentes, escrivães e papiloscopistas são iguais) e da integralidade (o direito de se aposentarem com os mesmos vencimentos de quando estavam trabalhando). Porém, leis de governos anteriores abriam brechas para que, após aposentados, eles viessem a ter salários menores do que os colegas que estavam em campo.
A correção foi feita através de projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa pelo governador Ronaldo Caiado e aprovado pelos deputados, adequando o artigo 97 da lei 16.901 de 2010. “Fui apenas um interlocutor de vocês. Obrigado pela confiança que depositaram em mim. O governador compreendeu a demanda da categoria e promoveu justiça”, pontuou Daniel.
Ele também levou mensagem do chefe do Executivo ao público presente no clube recreativo da Ugopoci, no Jardim Presidente. “o governador e eu temos certeza de que os senhores têm muito orgulho do caminho que percorreram até aqui, principalmente porque Goiás se tornou referência nacional na garantia da segurança pública aos cidadãos. E isso se deve à competência de todos os integrantes das forças de segurança, estejam eles hoje na ativa ou não”, enfatizou.
O evento dos policiais civis foi marcado pela descontração e informalidade. O vice-governador, que estava acompanhado pelo sogro, Ivan Costa, também agente da Polícia Civil, recebeu presentes – como um quadro com sua caricatura e kit de churrasco – e foi homenageado com a música “Chance de Ouro” pela dupla Rezende e Renato, responsável pela animação da festa. Daniel ainda atendeu a inúmeros pedidos de fotos e ouviu depoimentos de profissionais que atuaram em diferentes regiões do estado na época em que seu pai, Maguito Vilela, foi governador (1995-1998).
Foto: André Costa
Vice-governadoria| Governo de Goiás