Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»Estado de Goiás lança projeto de saúde para população quilombola
Cidades

Estado de Goiás lança projeto de saúde para população quilombola

RedaçãoPor Redação12 de setembro de 2022
Quilombola Edilson Pereira Dutra, 60 anos, agricultor, explica: “Eu planto de tudo um pouco. To com um pouquinho de medo, porque eles vão querer invadir o resto do nosso território. Nós estamos trabalhando contra a redução”
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

SES inicia rastreamento para detecção tardia do traço falcêmico e  da anemia falciforme, doença hereditária com maior incidência em  populações afrodescendentes. Comunidades rurais quilombolas serão testadas  numa iniciativa inédita no país

A anemia falciforme é uma forma de anemia crônica e hereditária de elevada prevalência no mundo e no Brasil, especialmente entre as populações afrodescendentes. Para conhecer a realidade dessa ocorrência em Goiás, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou um rastreamento por meio de testagens sanguíneas específicas, em parceria com o Hemocentro Estadual Prof. Nion Albernaz, junto às comunidades rurais quilombolas.

A iniciativa inédita no país contempla a realização de testagens para detecção tardia da Anemia Falcifome e do Traço Falcêmico nas comunidades quilombolas rurais no estado de Goiás e capacitação dos profissionais de saúde. O lançamento do projeto acorreu na Comunidade Engenho II, na cidade de Cavalcante, nesta segunda-feira, 12/09, às 9h da manhã, com a presença do secretário de Saúde do Estado, Sandro Rodrigues, da Secretária Municipal de saúde de Cavalcante, Elcilene Francisco Sousa e demais autoridades locais.

O trabalho será desenvolvido pela Superintendência de Saúde Mental e Populações Específicas (Susmep), em parceria com a Rede HemoGO, Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SAIS) e secretarias municipais de saúde e durará um ano. A primeira fase do projeto acontecerá com as populações quilombolas dos municípios da Regional de Saúde Nordeste I,  que abrange Campos Belos, Cavalcante, Divinópolis de Goiás, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás. 

Saúde em dia

Por meio da coleta de amostras de sangue é possível identificar anemia falciforme tardia e traço falcêmico. Caso seja identificada a doença, o paciente será encaminhado para o serviço de saúde e aconselhamento genético, além do tratamento com uso de medicação, se for o caso. 

O Hemocentro, além de coletar sangue para o exame, fará o  banco de dados de medula óssea. Além da testagem será feita uma capacitação com os profissionais de saúde dos municípios sobre a doença, seus agravos, os encaminhamentos quanto aos atendimentos de saúde e um aconselhamento genético, com objetivos assistenciais e educativos.
Outro objetivo da SES, a partir do projeto é a criação de um protocolo de entrega dos resultados dos testes do pezinho em todo Estado.

Entenda anemia falciforme  e traço falcêmico

A anemia falciforme está entre as doenças genéticas mais frequentes em nosso país. É uma deformidade e enrijecimento dos glóbulos vermelhos, que passam a ter o formato de “foice”, por isso o nome Falciforme, o que afeta sua passagem pelos pequenos vasos e capilares. Como consequência, ocorrem fenômenos de oclusão de pequenos vasos, causando infartos com lesões de órgãos diversos e episódios de dor.

Já o traço falcêmico em si, não é uma doença. A pessoa que tem apenas o traço, não é doente e não necessita de tratamento pois não apresenta prejuízos com relação à sua saúde. Contudo, é importante que recebam orientação genética quanto à possibilidade de gerar filhos com o traço e/ou com a Doença Falciforme. 

A escolha das comunidades quilombolas se dá pelo grande índice de casamento interparentais nessa população, bem como o um maior número de partos domiciliares e falta de acesso aos aparelhos básicos de saúde para a realização do teste do pezinho. 
De acordo com a superintendente de Saúde Mental e Populações Específicas, Milena Bemfica, muitas pessoas, mesmo tendo passado pela triagem neonatal, não sabem que possuem a anemia ou o traço falciforme. Por isso, descobrir a doença e o traço falciforme é importante para o planejamento familiar.

Comunicação Setorial SES

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorCaiado tem avaliação melhor do que antecessores que disputaram reeleição
Próximo Matéria Goiás chega a 327 casos de varíola dos macacos
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

Mineradora recebe financiamento dos EUA para projeto de exploração de terras raras em Nova Roma-GO

17 de dezembro de 2025

Prefeitura de Monte Alegre de Goiás envia à Câmara projeto de lei que cria a Guarda Civil Municipal

17 de dezembro de 2025

Prefeitura de Guarani de Goiás abre matrículas e alunos poderão concorrer a prêmios ao fim do ano letivo

17 de dezembro de 2025

Associação de reciclagem na Chapada dos Veadeiros cria moeda social para reciclagem

17 de dezembro de 2025

Vídeo mostra confusão entre homem e mulher e possível colisão proposital de carro contra moto em Campos Belos-GO

16 de dezembro de 2025

Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove coleta de lixo eletrônico em Guarani de Goiás 

16 de dezembro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

Mulher condenada a 12 anos por matar ex-vice-prefeito de Divinópolis de Goiás é presa em Posse-GO

18 de dezembro de 2025

PM prende homem foragido da Justiça em Posse-GO

18 de dezembro de 2025

Motorista cochila ao volante e carro sai da pista, entre Mambaí e Damianópolis-GO

18 de dezembro de 2025

Mineradora recebe financiamento dos EUA para projeto de exploração de terras raras em Nova Roma-GO

17 de dezembro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.