InícioCidadesFamílias goianas afetadas por chuvas são amparadas pela Operação Nordeste Solidário

Famílias goianas afetadas por chuvas são amparadas pela Operação Nordeste Solidário

Às famílias goianas afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias estão sendo amparadas com os trabalhos da Operação Nordeste Solidário, coordenados pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS). O plano estadual de contingência lançado no final do mês de outubro pelo governador Ronaldo Caiado integra o Goiás Social e envolve áreas como infraestrutura, social e saúde. A estratégia inclui ações preparatórias, de resposta e de reconstrução para as regiões com ocorrência de chuvas acima da média, especialmente no Norte e Nordeste do Estado.

“Antecipar problemas e garantir que ninguém fique desamparado é uma missão do governo Ronaldo Caiado. Por isso, já conhecendo a previsão do tempo para fortes chuvas em todo o Estado, o Gabinete de Políticas Sociais, junto à Defesa Civil e várias Secretarias, organizou um plano de contingência para que pudéssemos chegar com antecedência às regiões mais afetadas. Dessa forma, Goiás saiu na frente e garante mais segurança e soluções rápidas a estes goianos”, explicou a presidente de honra da OVG e coordenadora do GPS, primeira-dama Gracinha Caiado.

Apenas em sua primeira etapa, com fim no mês de novembro, a Operação Nordeste Solidário levou 17 mil benefícios sociais a famílias previamente identificadas na região Nordeste do Estado, incluindo pacotes do Mix do Bem e de frutas desidratadas. Para a segunda etapa, a entrega de outros 16 mil donativos já foi iniciada. Cobertores, colchões, enxovais e filtros de barro para água estão entre os itens entregues na nova etapa por meio de parceria entre a Organização das Voluntárias de Goiás, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Além disso, a operação também está distribuindo 15 mil cestas básicas às famílias afetadas no Nordeste goiano. Nesta segunda-feira (26/12), a administração estadual iniciou a entrega dos kits de alimentos para comunidades quilombolas e assentamentos rurais localizados na região. Os alimentos chegam para evitar o desabastecimento em áreas classificadas com maior grau de risco de inundação e alagamento.

Vale lembrar que equipes da Agência Goiana de Regulação (AGR) estão, desde a última quinzena de novembro, percorrendo as cidades consideradas de alto risco para fazer a interlocução com prefeituras, câmaras municipais e outros órgãos públicos, realizando o encaminhamento de demandas aos prestadores dos serviços. A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e a Agência Goiana de Habitação (Agehab) também trabalham de forma preventiva, junto aos municípios, para monitorar eventuais danos provocados pelas chuvas, incluindo a construção de pontes de concreto nas rodovias estaduais.

Também estão mobilizadas na operação equipes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). “Direta ou indiretamente, todas as áreas do Governo do Estado estão empenhadas trabalhando diuturnamente para garantir o melhor atendimento à população. São, no total, 17 pastas a postos para não sofrermos com as dificuldades que enfrentamos na última virada do ano”, acrescenta Gracinha.

Previsão do tempo em Goiás

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aponta para ocorrência de chuvas acima da média nas regiões Centro, Norte e Nordeste de Goiás até o final de dezembro. Deve chover 700 milímetros na área que abrange 14 municípios, até o início de 2023, com risco de inundação e alagamento.

São eles: Água Fria de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Formosa, Hidrolina e Itapaci. Além de Mimoso de Goiás, Niquelândia, Nova Roma, Pilar de Goiás, São João d’Aliança, São Luiz do Norte, Teresina de Goiás e Uruaçu.

POSTAGENS RELACIONADAS
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA