Policiais militares da 2ª Companhia de Natividade, sudeste do Tocantins, encontraram na garupa de uma moto que fazia manobras suspeitas um homem procurado pela Justiça na cidade de Posse (GO) desde 2013, e o prenderem em cumprimento a uma ordem de prisão expedida em janeiro deste ano.
A abordagem ocorreu às 19h36 de sábado, em uma moto suspeita de fazer manobras indevidas na BR-010, em Natividade.
Na conferência da documentação e checagem dos nomes nos sistemas policiais, os militares encontraram um mandado de prisão preventiva expedido pelo juiz Denis Lima Bonfim, da 2ª Vara Judicial (Fazendas Públicas, Criminal, Execução Penal e Juizado Especial Criminal) da comarca de Posse (GO) contra Vanderlei Pereira da Costa, de 39 anos.
O irmão do suspeito pilotava a moto e acabou assinando a ciência da prisão do homem.
O documento que ordena a prisão do suspeito aponta a existência de uma ação criminal contra ele por porte ilegal de arma desde 2012.
Consulta no sistema processual do Tribunal de Justiça de Goiás, revela que a justiça goiana entendeu que ele estava em local incerto e não conhecido e o declarou revel, por não ter sido encontrado, em 2013.
Naquele ano, a juíza Ana Paula Tano expediu um mandado de prisão preventiva no dia 30 de julho, com validade até 2019, para garantia da ordem pública e a aplicação da lei penal. A ordem jamais foi cumprida.
Dois anos depois o processo, que era físico, passou a tramitar na forma digital. Em 6 de janeiro deste ano, houve nova ordem prisional contra Vanderlei Costa, com validade até 30 de julho de 2037.
No cumprimento do mandado, o homem não apresentou qualquer resistência à prisão, segundo os militares. Vanderlei Costa passou pelo Hospital de Referência Dr Jaiminho, em Dianópolis, que atestou não haver nenhuma lesão ou ferimento aparente e depois foi recolhido na Unidade Penal de Dianópolis.