Formosa vai receber durante o mês de junho o primeiro Salão de Arte Contemporânea (Safor). O evento, idealizado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), contará com a participação de quase 100 artistas e será realizado no Museu Couros, presente no Centro do município.
Serão expostas obras vindas de 11 estados brasileiros, além da participação de um artista de Portugal. O início será no dia 03 de junho, se estendendo até 23 do mesmo mês. Ao total, oram selecionadas 105 trabalhos para participarem da iniciativa.
Apenas de Goiás, 42 artistas, vindos de Goiânia, Jataí, Aragarças, Bela Vista de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás e Formosa, estão confirmados.
Dentre as variedades artísticas, estarão dispostas pinturas, desenhos, colagens, fotografias, vídeo-performances, gravura, curta-metragem, poesia, microconto e microcrônica.
Será possível apreciá-las tanto presencialmente quanto no ambiente online.
Dentre as parcerias do projeto, estão a editora Metaverso, a Cátedra Agostinho da Silva, a Fundação Museu Couros, grupos de pesquisa e a Universidade Nacional de Brasília (UNB).
“Não é um Salão apenas de artes plásticas, mas sim das diversas expressões contemporâneas da expressão artística humana, o que inclui a perspectiva virtual com o Metaverso”, declarou o organizador e professor do IFG, Lemuel Gandara.
A curadoria do Safor ainda está em andamento e em breve, o nome dos artistas que irão compor o evento devem ser divulgados.