Ao registrar imagens incríveis da Chapada dos Veadeiros, um fotógrafo brasileiro ganhou o prêmio Epson International Pano Awards. Aos 49 anos, Marcio Cabral vence, na categoria “VR/360” de fotos panorâmicas, uma das premiações mais valorizadas do mundo.
O brasileiro fez imagens noturnas da Sempre-viva, planta do cerrado. Chamada de “chuveirinho”, é muita usada em arranjos florais. Em Brasília, faz parte do cartão-postal da capital.
Marcio Cabral venceu o prêmio com a foto, elogiada pela composição plástica, que mais parece uma pintura de tão perfeita. Para criar esse efeito, ele usou a luz de uma lanterna, que destacou a beleza da Sempre-viva sob o céu estrelado da Chapada dos Veadeiros.
Arte e técnica
Márcio aproveitou a noite iluminada pela Via Láctea. A escolha do cenário perfeito casou com a técnica e a arte para o registro incrível.
Os resultados do prêmio internacional EIPA – @panoawards 2023, a maior competição da fotografia panorâmica mundial, foram anunciados agora.
Nas redes sociais, Marcio Cabral agradeceu a valorização do seu trabalho. “Este reconhecimento tem um significado muito especial para mim. Ser coroado como o Fotógrafo VR do Ano neste concurso, no qual tenho participado com dedicação por mais de uma década, é uma honra inestimável.”
Significado especial
Segundo o fotógrafo, receber o prêmio tem um peso muito especial para ele porque representa a valorização da fotografia como arte.
“O EIPA sempre ocupou um lugar especial como um dos meus concursos favoritos. Ao longo dos anos, tive a satisfação de receber vários prêmios e também tive a honra de fazer parte do júri nas categorias VR e Open em duas edições”, disse o brasileiro.
Marcio ressaltou que, com o prêmio, o Brasil avança no reconhecimento internacional. “Este evento extraordinário que celebra e reconhece a arte da fotografia panorâmica em escala global.”
Chapada dos Veadeiros
No estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é conhecido pelos deslumbrantes desfiladeiros e formações de cristais de quartzo.
No local há cachoeiras, cataratas, o rio Preto que tem piscinas rochosas e quedas de água, algumas delas com mais de 100 metros de altura.
A biodiversidade é estonteante por causa das várias espécies de orquídeas e de vida selvagem, incluindo tatus, jaguares e tucanos.
O acesso ao parque é por meio das cidades de Alto Paraíso de Goiás ou de São Jorge.
O brasileiro Marcio Cabral registrou fotos incríveis da Chapada dos Veadeiros. Foto: @marciocabralphotography
Fonte: Só Notícia Boa