O verão pode castigar os goianos com o revezamento incessante de calor intenso e chuvas fortes, mas a estação também traz fenômenos de beleza única. Nos últimos dias, a população mais atenta ao céu diurno tem se deparado com nuvens coloridas em diversos municípios do Estado, como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Barro Alto.
André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), explica que essas nuvens são conhecidas como iridescentes. O fenômeno acontece com nuvens pouco espessas. “Nessas nuvens que são menos densas, a luz do sol passa pelos pequenos cristais de gelo delas e cria esse efeito, como se fosse um prisma”, diz.
De acordo com o meteorologista, o fenômeno é pouco observado, mas acontece com mais frequência durante o período chuvoso, como este pelo qual passamos. Normalmente, as nuvens iridescentes são vistas próximas a nuvens de tempestade – as cumulus nimbus – e logo se dissipam. “Quem ficar atendo ao céu tem chances de fazer um flagrante”, afirma.
Uma das pessoas que registraram o fenômeno em Goiás foi a professora Nêuda Mendes, que mora em Barro Alto, na região central do Estado. Ao G1 Goiás, ela contou que fez a observação quando chegava à casa da sogra e relatou a experiência: “Ficamos encantados. Corri para dentro da casa para contar à minha sogra, esposo, cunhados, sobrinhos. Alguns saíram para a rua comigo e ficamos admirando o espetáculo perfeito que durou uns 15 minutos. Em seguida, a nuvem começou a se desfazer e foi perdendo o tom”, relatou.
Fonte: O Popular