Close Menu
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Instagram Facebook TikTok
Instagram Facebook TikTok
Blog Antônio Carlos
  • Início
  • Notícias
  • Cidades
  • Brasil
Blog Antônio Carlos
Início»Cidades»Goiás assume protagonismo na nova revolução econômica
Cidades

Goiás assume protagonismo na nova revolução econômica

RedaçãoPor Redação23 de abril de 2025
Solar panels and wind turbines generating renewable energy for green and sustainable future.
Compartilhar
WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link

A história da mineração em Goiás sempre esteve entrelaçada com o desenvolvimento do estado. Desde o período colonial, quando a busca pelo ouro impulsionou os primeiros núcleos urbanos, a atividade mineral foi um dos pilares da economia local. Agora, Goiás inicia um novo e promissor capítulo dessa trajetória: a era das terras raras, minerais estratégicos para o futuro da economia global.

Essenciais para a produção de tecnologias modernas e sustentáveis, as terras raras estão presentes em turbinas eólicas, baterias de carros elétricos, painéis solares, sistemas de mísseis, radares e equipamentos eletrônicos utilizados no cotidiano. Em um mundo cada vez mais orientado pela transição energética e pela inovação tecnológica, esses elementos se tornaram verdadeiras peças-chave do progresso industrial e geopolítico.

A China percebeu essa tendência décadas atrás e hoje lidera todas as etapas da cadeia produtiva das terras raras, da mineração ao refino e à fabricação de tecnologias baseadas nesses elementos. Enquanto isso, o Brasil, que detém cerca de 23% das reservas mundiais conhecidas, surge como um dos países mais promissores para a formação de uma nova rota global de fornecimento. Nesse contexto, Goiás desponta como um dos principais polos de desenvolvimento do setor.

O estado abriga atualmente a única planta em operação no Brasil, localizada em Minaçu. Além disso, Goiás é sede de um dos projetos mais promissores da América Latina, o Projeto Carina, que iniciou recentemente a construção de uma planta-piloto em Aparecida de Goiânia. Essa estrutura servirá de base para uma futura unidade industrial no município de Nova Roma, prevista para entrar em operação ainda em 2025.

Com um investimento de R$ 2,8 bilhões e a expectativa de gerar 5,7 mil empregos diretos e indiretos, o Projeto Carina reforça o protagonismo de Goiás no setor mineral. Para garantir a viabilidade desses empreendimentos, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), tem atuado de forma estratégica, investindo em planejamento, infraestrutura e políticas públicas voltadas ao crescimento sustentável da mineração.

Uma das principais iniciativas nessa direção é o Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM-GO 2022/2042), criado para garantir o desenvolvimento ordenado do setor ao longo das próximas duas décadas. O governo estadual também tem buscado atrair empresas especializadas e tecnologia de ponta, com destaque para missões internacionais, como as realizadas na China, que visam fomentar parcerias estratégicas e ampliar a presença de Goiás na cadeia global das terras raras.

Além de fomentar a extração, a gestão estadual tem se empenhado para que o beneficiamento desses minerais ocorra em solo goiano. A meta é clara: agregar valor à produção local, evitar a simples exportação de matéria-prima e ampliar a geração de empregos qualificados, estimular a inovação e aumentar a arrecadação nos municípios mineradores.

A conjuntura internacional também favorece essa estratégia. Em um cenário marcado por tensões geopolíticas e comerciais entre grandes potências, a criação de cadeias produtivas resilientes e ambientalmente responsáveis se tornou prioridade. Goiás, com seus recursos minerais e estrutura em expansão, posiciona-se como um fornecedor confiável e estratégico nesse novo tabuleiro global.

Diante desse cenário, o estado reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, com a atração de investimentos e com a consolidação de uma política mineral moderna e competitiva. A nova era da mineração já começou e Goiás quer não apenas fazer parte dela, mas liderá-la.

Siga no Instagram Siga no Facebook Siga no TikTok
Compartilhar WhatsApp Facebook Email Twitter Copy Link
Matéria AnteriorPolícia Civil prende suspeito de matar jovem de 18 anos em Formosa-GO
Próximo Matéria Radialista e rádio de Formosa-GO são condenados por discurso de ódio
PUBLICIDADE
Banner 1

Postagens Relacionadas

De Aurora-TO: Ex-jogador Roni celebra fim de investigação por suspeita de fraude fiscal

11 de outubro de 2025

Trevo da entrada de Simolândia-GO é revitalizado e ganha imagem de Nossa Senhora Aparecida

11 de outubro de 2025

O que são chaminés de fada, fenômeno raro encontrado em Campos Belos-GO

10 de outubro de 2025

Alexandre de Moraes suspende leis de Goiás que tratam do Fundeinfra

10 de outubro de 2025

Goiás Turismo realiza visita técnica à região das “chaminés de fada”, em Campos Belos-GO

10 de outubro de 2025

PRF e PM reforçam fiscalização integrada na BR-020, em Alvorada do Norte e Simolândia-GO

9 de outubro de 2025
Adicione um comentário

Comments are closed.

COLUNISTAS

Autores

  • Antônio Carlos
    Antônio Carlos

  • Redação
    Redação

Banner 1
Banner 1
ÚLTIMAS POSTAGENS

De Aurora-TO: Ex-jogador Roni celebra fim de investigação por suspeita de fraude fiscal

11 de outubro de 2025

Trevo da entrada de Simolândia-GO é revitalizado e ganha imagem de Nossa Senhora Aparecida

11 de outubro de 2025

Polícia Civil prende suspeito e recupera armas de fogo furtadas em São Domingos-GO

10 de outubro de 2025

Polícia Civil intensifica investigações e apreende materiais ilícitos em Posse-GO

10 de outubro de 2025
SIGA-NÓS
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok

E-mail: antoniocarlospereira21@gmail.com

Facebook Instagram TikTok
Blog Antônio Carlos © Copyright 2013 - 2025 | Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Exímio Agência - Leandro Fox

Digite acima e pressione Enter para pesquisar Esc cancelar.