Um homem foi preso em flagrante em Nova Roma (GO) suspeito de provocar um incêndio em uma área de vegetação próxima à rodovia GO-241, na quarta-feira (20/08). Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo ameaçava alastrar em direção ao Parque Estadual de Nova Roma e a comunidades rurais da região (Ouro Minas e Magalhães).
O suspeito usou uma motocicleta abandonada e uma mangueira preta para iniciar focos de incêndio de forma criminosa, que foram localizadas pelos bombeiros. Ele mesmo se apresentou às autoridades como proprietário do veículo e alegou que usou uma técnica conhecida como “fogo contra fogo”, prática que consiste em usar fogo para conter um incêndio.
Nessa técnica, se ateia fogo de forma controlada em um trecho de vegetação justamente para impedir que o fogo se espalhe. No entanto, a prática é proibida por lei e sem autorização dos órgãos competentes de acordo com o artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais, que criminaliza a prática de provocar incêndio em mata ou floresta. Por isso, a Polícia Militar foi acionada e o suspeito foi autuado em flagrante.
Segundo o Tenente Coronel Luiz Eduardo Machado Lobo, assessor de Comunicação do Corpo de Bombeiros, Goiás está lidando com um período de estiagem, o que significa que a umidade relativa do ar está baixa e a vegetação muito seca. “Isso cria as condições para a propagação de incêndios na vegetação, por isso, nesse período, os bombeiros alertam para que a população não coloque fogo para limpar terrenos e lotes ou folhas”, disse.