O Hospital Estadual Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) é pioneiro no país na gestão integrada do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir). O serviço acontece há um ano na instituição, utilizando a portaria 825/2016 do SUS e já é modelo para outras unidades hospitalares.
Segundo a Supervisora do SAD do Hugol, Letticya Fernanda Pessoa de Oliveira, o SAD reduz a demanda de atendimento hospitalar, otimiza o giro de leitos e propicia uma melhor recuperação acompanhada pelos familiares. “A ideia é que seja uma passagem, que esse paciente receba um atendimento necessário, mas que ele seja capacitado à reinserção na sociedade. Ele estará no seio familiar, tudo isso vai colaborar para uma melhora clínica, otimizando melhor os cuidados até que ele seja devolvido para a rede de atenção básica de saúde. Precisamos estimular o paciente a realizar o próprio cuidado, para isso é realizado estratégias terapêuticas singulares que otimizam a reinserção desse paciente”, diz a supervisora.
Letticya reforça que nesse primeiro ano de trabalho, mais de 300 vidas tiveram uma atenção especial das equipes Multiprofissionais que fazem parte do projeto. Cada paciente necessitou de uma forma exclusiva de cuidado. “São diversas histórias e tudo é muito gratificante. A Equipe comemora de entender como recebemos esse paciente e de como estamos devolvendo ele para o seio familiar. Entre muitas dores e amores o nosso Serviço de Atendimento Domiciliar é um combo de boas surpresas”, complementa.
A expectativa do SAD HUGOL é fornecer o melhor cuidado possível para cada paciente, através de uma estrutura organizada e com um atendimento humanizado. Atualmente o serviço possui duas Equipes Multiprofissionais de atendimento domiciliar e uma para apoio, que realizam atendimentos na região metropolitana de Goiânia e municípios com até 50 quilômetros do HUGOL.