A 10ª Companhia Independente de Bombeiro Militar foi acionada nesta sexta-feira, 09, para atender a uma ocorrência de incêndio em vegetação nas proximidades da cidade de Iaciara (GO).
O incêndio teve início às margens da rodovia GO-112, atingindo a subestação de energia e representando uma ameaça significativa para toda a edificação elétrica da Equatorial, devido à grande quantidade de material combustível e aos ventos fortes predominantes neste período.
Ao chegarem ao local, os bombeiros constataram que as chamas já haviam consumido grande parte da vegetação nativa e pastagem, com os focos do incêndio se deslocando em direção aos grandes transformadores elétricos.
Sob a orientação de técnicos da empresa, foi realizada uma avaliação do local, onde se verificou que não havia mais risco de descarga elétrica a guarnição combateu os focos de incêndio de forma direta utilizando motosopradores e reserva hídrica para controlar as chamas até sua extinção. Após o combate, foi realizado um rescaldo e monitoramento da área para garantir que os focos não retornassem.
Durante o incidente ocorreu a queima de uma das centrais que irá causar danos no fornecimento de energia em Iaciara e nas cidades vizinhas.
Segundo a testemunha, o incêndio teve início em uma área de pastagem próxima à edificação. O vento forte alimentou as chamas, que rapidamente se espalharam para dentro da estação de energia. Devido à grande quantidade de combustível no local, o incêndio se propagou com rapidez.
Fonte: Diário de Posse