A Policlínica Estadual Brasil Bruno de Bastos Neto – Goiás promoveu um treinamento para os colaboradores da unidade sobre identificação segura do paciente, um dos critérios para um cuidado seguro e que consiste na utilização de pulseiras de identificação, que torna essencial a prevenção de erros ao longo do cuidado à saúde.
Para abordar o tema de maneira lúdica, o analista da qualidade da Policlínica de Goiás, Higor Cabral, realizou uma dinâmica com a disputa de equipes que evidenciaram o assunto usando a plataforma Kahoot, que tem a finalidade de avaliar como está o conhecimento dos colaboradores a respeito do protocolo,
“Além disso, foram esclarecidas as dúvidas e fizemos uma roda de conversa, que abordou a importância da identificação correta, no qual assegura que o paciente seja destinado a uma determinada consulta, exame, procedimento ou tratamento. Prevenindo a ocorrência de erros e enganos que possam lesar o paciente”, explicou Higor.
O analista destaca que a identificação segura do paciente é uma responsabilidade de todos os colaboradores. “O protocolo, que está em vigência na nossa unidade, tem o objetivo de reduzir a ocorrência de incidentes, assegurando que o cuidado seja prestado à pessoa certa”, afirmou.