Um dos marcos da cidade de Flores de Goiás, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, é pauta de projeto de lei do Deputado Dr. George de Morais (PDT) para tombamento ao Patrimônio Histórico e Artístico Estadual. A proposta, está em discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego com o n° 176/23, sob relatoria do Deputado Talles Barreto (UB).
Na justificativa do projeto, o deputado diz que a igreja representa a história de toda a comunidade, contribui para a cultura local, além de ser um marco cultural e afetivo da cidade . A igreja Nossa Senhora do Rosário possui tipologia de uma igreja colonial, com paredes de adobe, que garante a identidade da cidade em seus primórdios, quando era utilizada para ritos católicos , festas e manifestações culturais.
A igreja tem 281 anos de história e 251 de registro.
Segundo o deputado, a estrutura da Igreja Nossa Senhora do Rosário encontra-se com várias patologias e risco de desabamento, em razão da idade da edificação e da falta de manutenção. A igreja precisa de um estudo para restauração, de mão-de-obra especializada, acompanhamento de engenharia e arquitetura para orientação, exigências que, caso não atendidas, colocam os devotos de Nossa Senhora do Rosário em risco de perder o único marco material que representa a comunidade.
A Prefeitura Municipal de Flores de Goiás homologou o tombamento provisório da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Contudo, não possui condições financeiras para realizar as obras de restauração, preservação e conservação desse importante e histórico bem.