
Quanto mais desafiadores são os cenários, mais importante se torna a união. Esta foi a mensagem que o vice-presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Paulo Schmidt, fez questão de destacar no mais recente encontro do ciclo de Reuniões com as Comunidades, que foi realizado, no dia 05 de setembro, em Roda Velha, distrito do município de São Desidério.
O evento é promovido pela Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), junto com a Abapa e demais entidades de representação do agronegócio na região, e tem como objetivo ser um fórum de discussão e apresentação das demandas dos produtores locais, aproximando do centro das decisões regionais mesmo os agricultores situados nas áreas mais distantes.
Na ocasião, o vice-presidente e coordenadores de programas e projetos da Abapa, como o Programa Fitossanitário, o Patrulha Mecanizada e o Centro de Treinamento (CT), detalharam as iniciativas que têm ajudado a mudar significativamente a realidade em seu raio de atuação. Segundo Paulo Schmidt, estes benefícios são muito claros do ponto de vista agronômico, quando se traçam estratégias de defesa sanitária eficazes, por exemplo, mas existem ainda os ganhos sociais atrelados ao retorno para o agricultor. “Os investimentos em educação e capacitação profissional ajudam a desenvolver a região, assim como o incremento na logística, promovido pelo Patrulha Mecanizada, melhoram a vida de todos os usuários das estradas vicinais do Oeste da Bahia”, afirmou, lembrando que somente a ação conjunta torna possíveis essas realizações.
“Queremos mostrar aos associados o que tem sido feito e ouvir deles quais são as duas dores, convidando os que ainda não fazem parte de alguma entidade de representação a se unir. Estamos atravessando anos muito difíceis, desde 2020, e o cenário ainda é de incertezas, o que torna mais evidente a importância da coletividade”, concluiu Paulo Schmidt.