Um incêndio em uma vegetação de serra já dura cinco dias em Niquelândia, no norte de Goiás. O sargento dos bombeiros Gleikio Caiado disse que equipes combate uma linha de 10 km de fogo, o que equivale a cerca de 300 hectares de área queimada.
O militar disse que o incêndio está quase controlado, nesta terça-feira (13), mas que o vento espalha fagulhas e isso cria novos focos de chamas, o que atrapalha o trabalho das equipes.
“Domingo (12), que foi o dia mais crítico, o incêndio estava sob controle e um redemoinho levou fogo e começou uma nova cabeça de incêndio. Isso dificulta nosso trabalho. Ter que parar um foco grande para apagar um menor, para evitar que ele perca o controle”, explicou o sargento.
O militar relata ainda que há dificuldade de acesso a locais fechados da serra. “Tem muito local que não tem como combater porque é de serra muito fechada. O vento está numa média de 17km/h”, comentou.
Até esta terça-feira, a corporação não registrou pessoas ou animais feridos. Ao todo, 20 bombeiros e brigadistas trabalham na serra que fica no entorno da cidade.
Segundo o sargento, parte da área pertence a uma empresa privada e outra a fazendeiros. No domingo, a equipe registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil ao flagrar um homem colocando fogo na mata, perto da serra. Este foco foi controlado.
Fonte: G1