Uma área com cerca de 15 hectares foi atingida por um incêndio de grandes proporções às margens da BR-020, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O fogo começou no fim da manhã de terça-feira (29) e equipes seguem monitorando o local.
O comandante de Operações Florestais da região oeste, major Grimaldi Junior, afirma que 12 bombeiros foram deslocados para atuar no combate às chamas, que atingiram mais de 150 mil metros quadrados no terreno onde havia capim.
Segundo ele, o fogo foi controlado na terça, mas é preciso concluir o rescaldo da área, que ainda está aquecida, para evitar que as chamas surjam novamente devido ao calor.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Ainda não há informações sobre o que teria provocado o fogo, o que está sendo investigado pela perícia. Deduz-se que os ventos fortes e tempo seco, comuns nesta época do ano, contribuíram para a propagação das chamas rapidamente.
O Corpo de Bombeiros Militares da Bahia lançou a Operação Florestal Bahia 2023 na última semana, para prevenir e combater as queimadas. O esquema mobiliza cerca de 150 bombeiros militares, além de brigadistas voluntários, uma frota com viaturas e equipamentos especiais para este tipo de trabalho.