InícioNotíciasIncêndio destrói quase 500 hectares de área de preservação na Chapada dos...

Incêndio destrói quase 500 hectares de área de preservação na Chapada dos Veadeiros

Um incêndio destruiu 497 hectares de Cerrado nativo em Alto Paraíso de Goiás, no Entorno do DF. De acordo com o Instituto Biorregional do Cerrado (IBC), o fogo que atingiu a Chapada dos Veadeiros consumiu 99% da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Murundu, além de casas, viveiros e áreas de plantio.

O incêndio aconteceu no sábado (24), pouco depois das 11h. O sócio-fundador do IBC Thomáz Enlazador contou que o fogo começou em área vizinha e levou cerca de seis horas para ser controlado.

“O fogo começou na terra vizinha do IBC, face nordeste. Um calor extremo, baixa umidade e vento nordeste em direção ao IBC e Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros”, contou.

De acordo com Thomáz, o fogo destruiu um viveiro, instalações elétricas, instalações hidráulicas para distribuição de água, estruturas de áreas comunitárias, áreas em recuperação e áreas de replantio. Dez casas também foram incendiadas, mas o fogo não comprometeu as estruturas, informou Thomáz.

Em vídeo divulgado pelas redes sociais, o coordenador institucional do IBC, Daniel Cintral, contou que viveram uma situação de pânico ao enfrentar “o maior fogo que a gente teve por aqui”.

“A gente sabe que o Cerrado é tem a capacidade de se regenerar. Daqui há alguns meses, toda essa área vai estar verde. Mas ao mesmo tempo, fica o nosso prejuízo e a sensação de impotência, tanto diante do fogo, como também diante das ações humanas, da imprudência”, avaliou.

Fonte: G1

POSTAGENS RELACIONADAS
- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

MAIS LIDAS DA SEMANA